Warren Buffett declarou duas regras simples para investir: “Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: nunca se esqueça da regra número um.”
Se você olhar para o desempenho histórico da holding de Buffett, Berkshire Hathaway, na tabela abaixo, vemos uma aparente contradição com essas regras. Buffett viu várias vezes o valor de suas ações na Berkshire ser totalmente destruído ao longo dos anos. Na verdade, somente desde 1980, as ações caíram mais de 30% em quatro ocasiões distintas:

Essas são quedas absolutas no preço das ações de Buffett. Este foi um período de amadorismo do Oráculo de Omaha? Buffett não está seguindo suas próprias regras? Não, porque, como sempre, o contexto é importante aqui.
Quanto Buffett realmente perdeu durante esses quatro separados crashes? A resposta pode surpreendê-lo - tecnicamente, ele perdeu $0. Nothing, nada, zilch. Mas como isso?
Porque ele nunca vendeu uma única ação da Berkshire Hathaway durante essas crises. Ele nunca se assustou com sua posição e não foi forçado a vender por motivos de liquidez ou gastos. No papel, Buffett perdeu centenas de milhões ou até bilhões de dólares, mas nunca travou essas perdas vendendo. O risco realmente só importa se tiver consequências assONciadas a ele, seja por meio de um evento de liquidez porque você é forçado a vender ou psicologicamente porque você cometeu um grande erro na hora errada.
Nesse sentido, o verdadeiro risco é aquele que é irreversível. A volatilidade é temporária, mas se você travar as perdas vendendo após a ocorrência de um crash, agora você corre o risco de perder ganhos futuros no pior momento possível. Isso é especialmente verdadeiro se você nunca tiver coragem de voltar. A maioria dos investidores passa o muito tempo se preocupando com seu perfil de risco, seja diariamente, semanalmente, mensalmente ou até mesmo anualmente. Se você for capaz de mudar sua mentalidade desses prazos mais curtos para pensar em termos de cinco anos, uma, duas décadas, como sua definição de curto prazo, isso muda completamente sua perspectiva, desempenho de investimentos e probabilidade de sucesso. Também garante que você não bagunce as coisas ao se tornar mais ativo na hora errada. A regra nº 1 é transformada quando você é capaz de pensar em termos de anos e décadas em vez de meses ou trimestres.
Obviamente, isso significa que você deve controlar seu perfil de risco e horizonte de tempo para poder avaliar quanto dinheiro é razoável colocar em risco em ações com base em sua situação pessoal.
Cãotural > Livros > A Wealth of Common Sense - Ben Carlson