Inspirado pela postagem do @Mauro quis relatar o que está acontecendo comigo em relação a corrida. Tive uma lesão no joelho direito pedalando que me deixou pouco tempo sem pedalar mas me impediu de correr.
Logo voltei a musculação e reforcei com exercícios de extensão das pernas e de flexão plantar. Além disso fazia também extensão das pernas para as posteriores, e exercícios para a panturrilha e adutores (estes mais para o pedal).
Durante todas as tentativas de correr eu continuei pedalando normalmente e fazendo musculação e fiz alguns treinos de natação, ou seja, eu podia me exercitar normalmente só não estava dando para correr.
Depois de quase um ano eu resolvi que era hora de tentar.
Primeira tentativa = Correr na areia não deu certo. Parei após algumas passadas. O joelho doía e eu sentia instabilidade.
Segunda tentativa um mês depois = Correr na areia, deu para correr bem devagar uns 2KM mas ainda assim doeu e ficou instável e resolvi dar mais um tempo.
Terceira tentativa um mês depois = Resolvi tentar na calçada/grama/terra com um tênis bem novo que absorve mais impacto. A instabilidade da areia estava me incomodando. Deu para correr bem devagar, arrastando a perna para não ter impacto a coisa de 8 por KM. Parecia que ia dar certo mas depois de umas três vezes e aumentando a velocidade o joelho voltou a doer.
Quarta tentativa um mês depois. Dessa vez a coisa andou e consegui correr um pouco mais mas assim que comecei a correr próximo de 5 por KM o joelho doía. Dava para se arrastar mas não para correr realmente.
Quinta tentativa um mês depois. Finalmente deu para correr e fui desenvolvendo a corrida correndo duas a três vezes na semana mas como bom maluco que sou comecei a correr mais rápido e pior, um mês depois já estava correndo mais do que 20KM por vez. Cheguei a fazer um treino de 25KM e parecia que estava resolvido e o joelho realmente estava mas dessa vez foi a posterior esquerda uma velha lesão que apitou numa corrida mais rápida.
Agora o joelho ficou bom mas a posterior voltou a dar problemas.
Sexta tentativa um mês depois. Problema agora é a posterior e consegui correr mas bem devagar, trotando a 8 por KM. Fui progressivamente melhorando e conseguindo correr ai resolvi jogar futevôlei e lesionei a posterior esquerda de novo e depois a direita. Sim eu sou imbecil, ninguém precisa dizer.
Consegui depois de dois meses de tratamento voltar para o futevôlei.
Sétima tentativa ontem: Corri 5KM progressivo, começando o primeiro KM a quase 9 por KM e fazendo o quinto a 6:30 por KM. Joelho não fala mais nada mas a posterior esquerda reclama quando aumenta a velocidade. Depois corri mais 2KM. Até agora tudo bem mas a posterior esquerda está reclamando. Vou continuar contando a história aqui e vamos ver no que vai dar.
- Já sei que eu deveria procurar tratamento e tudo mais, eu fui no ortopedista quando da lesão do joelho e até fiz ressonância e se fosse outro acho que ele indicaria cirurgia mas ele sabe que eu só opero em último caso. Não disse que eu estou certo em fazer isso mas é como eu sou, eu busco um caminho. Falei para ele que eu to jogando futvolley e ele disse que eu sou louco. Fiz tratamento de fisioterapia por um tempo que foi muito bom mas realmente eu sou meio relapso com isso e não deveria e não sou exemplo. Venho fazendo musculação RELIGIOSAMENTE durante todo o período e as pernas vão ficando mais fortes.
O interessante é que eu comecei com uma lesão que não fala mais nada e agora estou lidando com outra.
O meu ponto nessa postagem é NÃO DESISTA. O seu corpo só pode achar um caminho se você tentar. Se você desistir e disser, não vou mais fazer isso, ele não vai receber os estímulos para melhorar e aguentar aquele esforço. Claro que tudo tem de ter bom senso, as vezes tem coisas que não dá mais. Futebol para mim não dá mais, por exemplo. Mas o que ainda der e você gostar muito tente. Você não perde nada tentando. Quando eu ia lá e tentava correr, dava uns 5 passos e via que não ia dar, não ia piorar nada por causa disso.
NÃO DESISTA e muitos médicos gostam de brincar de Deus. Eu falava isso quando era médico. Médico ou qualquer profissional de saúde não é Deus e não determina nada, não decide nada sobre o futuro. Não fiquem dizendo quando as pessoas vão morrer, quando elas vão durar, o que elas vão poder fazer ou não. Vão errar toda hora. Eu quando médico adquiri a humildade (RAMBO) de saber que eu sabia muito pouco e que não podia prever nada. O máximo que você pode fazer é lidar com probabilidade mas o corpo humano é imprevisível e além do mais a mente joga junto. O corpo muitas vezes acha um caminho se você não desistir.
Eu pedalo horas e horas sem problemas, nado sem problemas e até consigo jogar futevôlei então para que eu tenho de correr. Eu não tenho, mas eu quero... E eu vou correr. Plano é correr 50KM. Ontem eu corri 5KM. Falta só um zero a direita. Chegaremos lá. Próximos capítulos eu posto aqui.