Data original: 17/02/2021
De vez em quando um usuário do site vem me fazer esse tipo de pergunta por recado. Como é uma dúvida relativamente recorrente, apesar de eu já ter postado alguns tópicos sobre isso, nunca é demais reforçar o assunto.
Resposta curta: dá sim. Mas é melhor ter diploma do que não ter.
Resposta longa: trabalhar formalmente com tecnologia vai muito além de aprender uma linguagem de programação.
Eu costumo comentar algo assim nos chats. Se a sua intenção for fazer uso de programação para resolver problemas do dia a dia, sem a intenção de trabalhar realmente na área, dá pra aprender como usa uma linguagem, alguns frameworks, talvez, e conseguir muito bem se virar sem saber a diferença entre bit e byte.
Já se você pretende mudar de área, ou caso não trabalhe ainda, queira trabalhar com desenvolvimento, seja fazendo freelas, seja formalmente para uma empresa, ou até montar um negócio próprio totalmente dependente de tecnologia, vai ter que ir um pouco (ou muito) além do entendimento de linguagens de programação.
E esse ir além é algo que a faculdade pelo menos tenta ensinar.
Já escutei de diversos colegas que eles não aprenderam nada na faculdade, que a vida real que ensinou o que eles sabem, mas eu acho esse tipo de discurso meio raso.
Que faculdades no Brasil são fracas em geral isso é conhecido, mas mesmo uma faculdade fraca pode ser útil caso o aluno procure conhecimento além da faculdade.
Me usando como exemplo, eu comecei a estudar programação por conta própria e assim fiquei por 2 anos até decidir começar a faculdade. E eu comecei a faculdade por 2 motivos principais:
- Poder ter o diploma, o que de certa forma diminui o preconceito por não ter diploma, e ainda ajuda em processos de migração para outros países;
- Saber o que eu deveria estudar pra ter uma base mais sólida.
Estudar só por cursos livres nos deixa um pouco limitados à visão da pessoa que está ministrando o curso. E quem vende curso na área de TI muitas vezes quer vender mais cursos e muitas vezes quer te fazer acreditar que você pode se virar muito bem só com aquele curso e nem precisa estudar por outras fontes.
E isso vai nos tornando reféns de tecnologias. Se eu só faço cursos que ensinam linguagem X e framework Y, se eu não for um pouco além daquele conhecimento, no dia que linguagem X e framework Y morrerem (acontece bastante), eu só não fico a ver navios porque muito do conhecimento se aplica a outras linguagens e frameworks, mas esse reinício pode ser um pouco tortuoso.
Já se eu vou além, se eu estudo a base, se eu treino algoritmos, se eu domino estruturas de dados, se eu entendo gerenciamento de memória, se eu sei o que é um ponteiro, aprender uma nova tecnologia é muito mais fácil e rápido.
E eu só abri a mente pra esse tipo de conhecimento de base iniciando a faculdade.
Claro que as aulas nem sempre são boas, a maioria nem é boa na verdade, mas eu sabendo o que eu não sei mas devo saber me ajuda a buscar outras fontes de estudo e a tornar minha base de conhecimento mais sólida.
Então, se você quer trabalhar com tecnologia, se puderem, façam faculdade. Não é estritamente necessário, eu consegui todos meus trabalhos até agora sem diploma, mas sei que estudar a base que a faculdade me mostra que existe está me tornando um profissional melhor.
"Ah mas eu não tenho tempo de fazer presencial".
Há diversas faculdades EAD. Eu faço EAD. E mesmo que você não queira fazer uma faculdade brasileira, há iniciativas como a OSSU (
GitHub - ossu/computer-science: Path to a free self-taught education in Computer Science!), a qual já falei aqui, que juntam cursos das melhores universidades do mundo em uma trilha tal qual a trilha de disciplinas de uma faculdade. E com certeza as aulas são melhores no geral do que as aulas que você verá na faculdade sendo uma uniesquina da vida.
No fim das contas, o diploma pode ser uma segurança a mais, mas o mais importante é ter uma base sólida agnóstica de linguagens e frameworks. Se você conseguir ter essa base sem a faculdade tá bom também.