Toco violão/guitarra há muitos anos, já toquei em bandas amadoras, estava começando a me preparar para arriscar um violão e voz em barzinhos antes da pandemia. Não sou nenhum profissional nem fera, mas sempre tive vontade de um dia me dedicar mais "para valer".
Em razão de dores nos dedos indicadores (de ambas as mãos) fui ao médico, que, após exames, constatou que tenho osteoartrose.
O médico não recomendou cirurgia, pois meu problema ainda está no começo. As dores ainda são suportáveis, apesar de certo desconforto, ainda consigo fazer as coisas (inclusive tocar).
Segundo o médico, essa cirurgia "endureceria" a articulação com o problema (me impediria de tocar, pois o movimento dessa articulação na qual tenho o problema é fundamental para violão/guitarra).

DÚVIDA: para tocar teclado também é fundamental o movimento dessa última articulação dos dedos indicadores?
Estou pensando em começar aprender teclado para quando eu tiver de abandonar o violão não ser tão sofrido.
PS: por favor, respondam pensando no caso de uma pessoa normal, mediana e burra (meu caso).
Gênios e pessoas fora de série inventam a própria técnica e dão um jeito de tocar (tem um cara no youtube que toca guitarra com os pés)