Olá, a pedido do Bastter estou postando aqui um artigo muito bom que fiz a tradução agora a pouco, @Marcelo.Maciel quando puder da uma olhada por favor, se encontrar erros na tradução me avise, alguns termos eu simplifiquei mas tentei não mudar o sentido nem o contexto da frase.
Artigo original:
12 Things I Remind Myself When Markets Go CrazyTradução:
12 coisas que me lembro quando mercados enlouquecemNunca houve um momento melhor pra ser um investidor pessoa física do que agora. E as coisas só irão melhorar daqui pra frente.
Você pode investir em quase tudo hoje em dia com um clique de um botão - ações, renda fixa, mercadorias, opções, criptos, startups, imóveis, fazendas, artes, sapatos, carros clássicos, colecionáveis e muito mais.
O problema em ter todas estas opções disponíveis na ponta dos seus dedos é que nunca foi tão fácil ter a experiência do FOMO (fear of misssing out - medo de ficar de fora). O grande número de ativos que temos que investir nestes dias, combinado com mercados em crescimento e mídias sONciais, significam que o medo de perder sempre estará nos fazendo comprar nas altas históricas.
FOMO nos traz um monte de emoções - ganância, inveja, arrependimento - que torna difícil tomar decisões equilibradas com seu dinheiro.
Você não seria humano se não tivesse estes sentimentos agora. Certamente estou lidando com as perspectivas do FOMO.
Então aqui estão algumas coisas que me lembro sempre que os mercados enlouquecem, para colocar as coisas em perspectiva:
1. Não existe mercado normal. Incerteza é a única constante ao investir. Se acostume.
2. A proteção mais efetiva não é necessariamente uma estratégia de investimento. A melhor proteção contra movimentos selvagens de curto prazo nos mercados é um horizonte de longo prazo.
3. Seus ganhos serão incinerados em algum ponto. Investir em ativos de risco significa que ocasionalmente você irá ver seus ganhos se evaporarem diante de seus olhos. Não sei porque e não sei quando mas em algum momento uma larga porção do meu portfolio irá perder valor. É assim que funciona.
4. Você ainda tem um monte de tempo restante. Eu ainda sou novo com (espero) um número de décadas diante de mim para poupar e investir. Isso significa que irei experimentar múltiplas crises, recessões, mercados de alta, manias, pânicos e tudo mais ao longo dos próximos anos.
O ciclo atual não irá durar para sempre, assim como o anterior ou o próximo.
5. Conheça a si mesmo. Um dos grandes erros que você pode fazer como investidor é confundir seu perfil de risco e horizonte de tempo, com o de outra pessoa. Entendendo como mercados geralmente funcionam é importante mas entendendo a si mesmo é a chave para investir com sucesso por um longo período.
6. Não há nada de errado por usar uma estratégia "burra". Buy and hold é uma das estratégias de investimento mais burras que existem…que também tem uma das maiores probabilidades de sucesso para a maioria dos investidores.
Não há vergonha em manter as coisas simples.
7. A multidão geralmente está certa. Ser do contra irá sempre te fazer se sentir mais esperto que a maioria, mas a multidão está certa mais vezes do que errada, em se tratando de mercados. As coisas podem ficar superlotadas às vezes mas ser contrário 100% do tempo irá levar você a estar mais errado muito mais vezes do que certo.
8. Mercados não acabam. Por anos especialistas tem proclamado 'Eu vi esse filme antes e termina bem mal'.
Bem, adivinhe? Mercados não acabam. Sim, algumas empresas quebram mas a maioria delas continuam avançando, vendendo produtos e serviços, fazendo lucros e pagando dividendos. E o mercado de ações não vai fechar tão cedo.
Ninguém sabe como esse filme termina porque sempre teremos uma nova sequencia.
9. A ancoragem é perigosa. Sempre que há grandes movimentos no mercado se torna tentador jogar o jogo da ancoragem.
E se eu tivesse comprado na mínima?E se eu tivesse vendido na máxima?Ninguém é capaz de entrar consistentemente nas mínimas e sair nas máximas. A retrospectiva faz parecer que é fácil mas nunca é o momento. Comprar quando algo está caindo é difícil porque sempre parece que continua caindo enquanto vender enquanto algo está subindo é fácil mas a maior parte das vezes você está errado.
10. Você não precisa ser otimista ou pessimista a todos os momentos. Se focar em suas próprias metas pode te livrar da necessidade de sempre ter uma opinião do próximo movimento, seja pra cima ou pra baixo.
11. Você não tem que investir em tudo. As vezes as coisas que você não investe é ainda mais importante do que as coisas que investe. Nunca foi tão importante ter filtros no lugar para guiar suas ações.
12. Não se preocupe no que todo mundo está fazendo. Sempre irá ter alguém ficando mais rico que você na vida e nos mercados. E com o advento da mídia sONcial, isso significa que as pessoas estão jogando este fato na sua cara constantemente.
Este não é fácil mas definir o que uma vida rica significa pra você pode ajudá-lo a evitar invejas e arrependimentos desnecessários.
Leitura adicional:
It’s OK To Build Wealth Slowly