Seguindo a ideia de traduzir artigos pouco sardinhescos da internet como forma de aprendizado, abaixo a tradução do artigo citado pelo @Bastter no Bode 81 e neste post:
Artigo bem interessante sobre ser impossivel acertar timing - #PAS - Bastter.comNão deixem de acessar o artigo original para prestigiar o conteúdo e também como uma forma de exercitar o aprendizado do inglês. E quem tiver sugestões de artigos tão bons quanto me mandem por favor, e se acharem erros na tradução me avisem também, pra ir melhorando. Coloquei alguns termos entre parênteses pra explicar o que é.
Sempre a recomendação pra estes artigos é beber o leite e esquecer a vaca, ou seja, aproveitar o que há de interessante pra você e ignorar as poucas sardinhagens que as vezes aparecerem.
Artigo original:
The Investment Strategy That Makes Your Life EasierA estratégia de investimento que torna a sua vida fácilApós atingir o pico no outuno de 2007 com o início da Crise Financeira, o mercado de ações americano não atingiu máximas históricas novamente até a primavera de 2013.
Neste ponto, o S&P 500 (abreviação de Standard & Poor's 500, índice com as 500 maiores empresas dos EUA) já estava em mais de 150% em relação ao fundo, atingido em Março de 2009.
Houve 45 altas históricas ao todo em 2013, um ano no qual o S&P 500 aumentou mais de 30%.
Neste ponto pessoas começaram a ficar preocupadas com o fato do "dinheiro fácil" ter sido feito.
Muito longe, muito rápido, eles avisaram.
O mercado não deu a mínima.
Houveram 53 novas altas em 2014, 10 mais em 2015 e um adicional de 18 em 2016. Então as coisas realmente aumentaram em 2017, com 62 novas altas históricas, que foram seguidas por 18 em 2018. Então em 2019 o mercado
novamente subiu mais de 30%, com 35 novas altas.
Claro, isso não poderia persistir.
E de cara com uma pandemia global, parecia que provavelmente não iria durar. Após 13 novas altas antes que as coisas começassem a fechar em Março, parecia que a festa tinha acabado.
E tinha, ao menos por alguns meses. Mas então houveram 19 mais altas pelo resto do ano depois que as ações voltaram rugindo, o suficiente para 32 novas altas no ano.
Em 2021, o mercado americano já registrou 8 novas altas até o fechamento na segunda-feira (8/2). Isso é um total de 281 novas altas desde 2013.

Em todo o caminho até lá em cima, pessimistas alertaram sobre avaliações esticadas, o Fed (Banco Central americano), dívida governamental, taxas de juros, euforia e bolhas.
E pra ser justo houveram correções e quedas neste período. Desde 2013 o S&P 500 experimentou quedas de -12%, -13%, -10%, -20% e -34%. No entanto, a cada vez ele volta a atingir novas máximas.
Investir é sempre difícil, não importa o ambiente. É difícil quando as ações estão caindo porque perder dinheiro é doloroso e sempre temos a sensação de que ações podem cair ainda mais. E é difícil quando as ações estão subindo porque você tem que balancear o FOMO (fear of misssing out - medo de ficar de fora) que vem de ver os outros ficarem mais ricos do que você, com a preocupação de que qualquer dia agora possa ser O topo.
Para lidar com a dificuldade de investir em cada um destes ambientes de mercado, mantenho as coisas extremamente simples -
continuo comprando de qualquer maneira.
Investir periodicamente ao longo do tempo tira completamente a ideia do timing do mercado e o estresse inerente que vem com ele, fora da jogada. Eu não gasto meu tempo olhando pelo fat pitch (uma estratégia do baseball aplicada no mercado esperando o melhor momento de comprar quando a ação está "barata") ou o sinal do menino engraxate de que chegou o topo (metáfora criada em 1929 quando era tão claro que a Bolsa estava em alta que até o menino do engraxate comentava sobre ela). Não estou tentando ser mais esperto que o mercado e, ao mesmo tempo, me superando.
E isso não é uma estratégia de gênio de forma nenhuma, é puramente situacional.
Planejo em ser um poupador por muitos anos no futuro. Estou perfeitamente confortável com o fato que as vezes estarei comprando um ativo que se valorizou substancialmente, as vezes estarei comprando um ativo que se desvalorizou substancialmente e as vezes estarei comprando algo que não deu em nada por anos.
Leve o bitcoin como exemplo extremo.
Comprei um pouco em 2017 bem a tempo de experimentar as insanas subidas de preços. Então eu vi minhas participações caírem 80% ou mais a partir daí. Fiz algumas compras esporádicas no meio tempo mas no último ano finalmente decidi usar o dollar cost average (chamada de DCA, é a estratégia que usamos normalmente, de comprar todos os meses, independente de preço) para tirar a adivinhação fora da equação.
Agora faço compras de uma quantidade específica em um intervalo definido.
Baseado puramente em minha personalidade, tenho uma facilidade comprando um ativo que está caindo do que um que está subindo. Apenas não sou um investidor do tipo let-your-winners-ride (termos que os traders inventam, não vale a pena explicar). Preciso de regras no lugar para guiar minhas ações. E uma das coisas mais difíceis a se fazer quando você não tem essa mentalidade é continuar comprando algo com tendência de alta.
Mas usando o DCA com o bitcoin me forçou a comprar em $10k, comprar um pouco mais em $20k, um pouco mais em $30k e ainda mais em $40k. Se eu não tivesse planejado estas compras com antecedência não teria como continuar comprando com o aumento dos preços. Eu gostaria de ter colocado mais nele? Ao preço de hoje, a resposta óbvia é sim.

"Quando o bitcoin sobe a cada dia:
Perdi o barco mas com certeza estarei comprando na próxima vez que ele cair
Quando bitcoin cai:
Não vou comprar isso. Provavelmente irá a zero
Repita até ficar com raiva"
Algumas dessas compras chegarão perto ou no topo do mercado antes de uma queda?
Com certeza.
Você irá saber disso com antecedência?
Sem chance.
Esta é uma estratégia perfeita?
Não, mas uma estratégia perfeita não existe.
A beleza do DCA é que você diversifica ao longo do tempo e dos ambientes de mercado, então você não precisa se preocupar tanto com o timing de suas compras.
Leitura adicional:
When Dollar Cost Averaging Matters the Most