5 Oftalmologia. Catarata comentada em 22/02/2021 18:21 Saúde e Esportes MIDASRJ em 22/02/21 15:52 comentada em 22/02/2021 18:21 Talvez seja só impressão minha, mas tenho reparado muita gente (a maioria, quase todos, já na terceira idade) fazendo cirurgia devido a esse problema.No entanto, antigamente era comum as pessoas envelhecerem e perderem a visão (e muitas vezes era por causa de catarata mesmo). Minha Avó faleceu aos 89, não chegou a perder a visão, mas já não enxergava tão bem.Disse a médica da minha Mãe hoje que essa é uma situação quase invetável com o envelhecimento e que a cirurgia, quando feita antes do agravamento, impede a cegueira decorrente.Pessoal que entende dessa área sabe dizer se o fato de hoje estar mais comum essa cirurgia é porque antes a Medicina não estava tão avançada na diagnose ou até nos procedimentos cirúrgicos para tal ou simplesmente as pessoas é que não procuravam tanto assim o oftalmo?Fiquei com essa curiosidade e vi como positivo o fato de hoje estar assim...pelo menos para quem procura acompanhamento.