Introdução
Olá, boa noite. Eu e meu pai estavamos conversando esses dias sobre um colega seu que passou mais de um ano desempregado, mas graças aos seus investimentos na bolsa de valores conseguiu se manter por oito meses. Eu contei pra ele que eu tinha interesse em investir desde ano passado, quando vi uns vídeos e até abri uma conta numa corretora, mas não continuei por fazer mais de um ano que saí do meu emprego como menor aprendiz para fazer faculdade.
Então, meu pai fez a seguinte proposta: Ele me daria mil reais como "investimento inicial", mais 200 reais por mês para eu começar o hábito de investir, com foco na bolsa. Eu já recebia 200 reais de mesada antes, então decidi retirar 50 reais por mês para ter gloriosos 250 reais de aporte (o que pode não ser muito, mas é o que dá pra gente).
Eu passei o dia inteiro de hoje pesquisando o que fazer. Assisti todo o roteiro do iniciante, decidi pagar os R$250,00 do bastter blue por acreditar que o site e o sistema vão me ajudar a fazer menos besteira com dinheiro que nem meu direito é.
Ah, e sobre o fundo de emergência, eu tenho +-R$1.200,00 na poupança, um restinho do meu salário como menor aprendiz.
Plano
Levando em conta meu investimento inicial de R$1.000,00, aporte de R$250,00 e minha idade (19), fiz o seguinte plano:
80% em renda variável e 20% em renda física
Desses 80%, quero dividir meu inv. inicial nas top 5 ações do site por ter aaaagarantia da qualidade delas e serem de setores diferentes. Sei que o melhor seria de 10-15, mas como meu aporte é pequeno penso que é melhor assim. Por isso também não quero investir em FIIs ou Stocks por enquanto.
Dos 20%, pretendo investir R$50,00 por mês no Tesouro IPCA + 4,08% de 2055 (com juros semestrais).
Então, gostaria de saber a opinião de vocês do fórum:
Meu plano tá bom? Tem como melhorar?
Meu aporte é pequeno demais?
Por último, me deem indicações de leitura e estudo, pode ser em inglês
É isso, espero que tenham entendido minha dúvida!