Estou com um problema com a Prefeitura de minha cidade, queria tirar dúvidas com os advogados do site (irei sim contratar um bom mas antes queria ter uma noção).
Eu tive uma empresa do tipo MEI (Micro Empreendedor Individual),
não optante pelo Simples Nacional, que abri em Fevereiro de 2012 mas precisei fechar em Setembro de 2016, porque corria o risco de estourar o limite anual de faturamento, e pra não ter que ficar pagando multa, fui aconselhado a fechar e abrir uma do tipo Simples Nacional.
Em Setembro de 2017 abri a minha empresa atual, do tipo Simples, pra prestar serviços de programação nas empresas que passei.
Eis que em Janeiro agora recebo uma intimação de um processo de execução fiscal (quando deixa de pagar ISS pra cidade) e me colocando na dívida ativa, me intimando a pagar o ISS acumulado de 2017 a 2020.
Só que o problema é: olhando o processo e vendo os débitos me deparo com cobranças de 2017 a 2020
para o CNPJ da empresa que dei baixa em 2016! Inclusive essa baixa está protocolada na JUCESP, órgão paulista mais importante pra empresas da região.
Como isso é possível? Acompanhando o processo e conversando com o contador decidi pagar (mesmo não fazendo sentido) mas ele protocolou 2 processos contra a prefeitura, um com relação a cobrança indevida e outro por me colocarem na dívida ativa.
Outra coisa é que eles não poderiam cobrar ISS por uma empresa MEI, já que ISS que eu saiba é cobrado para empresas do tipo ME e afins, me corrijam se estiver errado. O que tem pro MEI é o ISSQN, que é aquele boleto de 40 ~ 50 reais por mês.
Enfim, como entendo que justiça no Brasil é cabeça de juiz não quero esquentar a cabeça com isso e pagar mesmo não devendo nada de fato.
No processo ta inclusive que se eu não pagar irão bloquear minha conta física e transferir meus bens para outra conta, pra sanar essa dívida, incrível.
A intenção era perguntar aos advogados se o correto é seguir com esses processos contra a prefeitura e pagar mesmo assim, e depois torcer pra um dia eles devolverem tudo com juros e multa, mas nem conto mais com esse dinheiro (apesar de estar pagando parcelado e se sair algo favorável pra mim no período poderia parar de pagar).
Obrigado.