Em 15 de novembro do ano passado eu consegui bater uma marca de superação, pelo menos para mim, correndo uma meia-maratona, ou seja, 21K. Confesso que foi realmente difícil, mas cada quilômetro valeu a pena. Poder sentir esse gostinho de auto-superação e vitória é transformador.
No outro fim de semana, em vez de correr, decidi tirar um day off de esportes, porque afinal "eu tinha corrido uma meia-maratona" e eu "merecia descansar"; pensei: "posso muito bem voltar a correr na próxima semana". É quando a gente pensa assim que criamos um precedente perigoso. NUNCA SUBESTIME O PODER DA EXCEÇÃO.
Bastou eu abrir uma única exceção e uma semana virou um mês e um mês virou três meses e assim se seguiu até a semana passada. O que era pra ser apenas um único dia de exceção se transformou em 1/4 de ano na inatividade, transformado assim a desistência em hábito.
Quando abrimos a porta da desistência, isso pode virar um hábito, principalmente quando a isso se soma o ato de subestimar a exceção. É aí que entra a inércia.
A inércia faz com que você não faça nada; ou se você está se movendo na direção errada, impede-o de resistir ou parar. Você segue adiante. Transformado o desistir em hábito.
A inércia é uma propriedade da matéria, não algo externo. Quando se trata das nossas atitudes, foi nós quem nos colocamos nessa posição de procrastinação que se retroalimenta. Autorresponsabilidade sempre.
Graças a Deus passando pela área de saúde e esportes li vários tópicos que me motivaram a sair da inatividade e voltar a correr. Sou grato pela bastter.com e grato pelo Bastter Race. Consegui correr 10K com muita dificuldade semana passada, sendo que os últimos 2K foram andando, quase se arrastando. Foi mais difícil que os 21K. Mas feito sempre será melhor do que perfeito.
CONSISTÊNCIA VEM ANTES DE EXCELÊNCIA. E hoje corri 10K de novo.
Então, pessoal, nunca subestime o poder da exceção, porque desistir pode virar um hábito, já que a inércia agirá impreterivelmente, seja para torná-lo uma pessoa melhor, seja para você involuir.
Tal qual como dito por Sêneca:
"Enquanto estamos postergando, a vida corre".
Não deixa a vida correr. Corra você.