Como eu já comentei em outros posts, eu tenho pavor da cultura do sucesso, da ideia que todo dia tem que ser o foda, "trabalhem enquanto eles dormem", sempre de 100% etc.
Esse medo todo vem tanto dos meus demônios pessoais como da quantidade de pessoas que eu atendo adoecidas.
Um dos meus demônios é pq desde muito cedo pratiquei esportes competitivos, sempre com treinos intensos e de superação. O progresso era necessário para ficar time, para ganhar do adversário, para não ser pior que o adversario.
Eu carreguei essa lógica por muitos anos até que fiquei adulto e começaram as lesões sérias. Cada a vez que lesionava, voltava mais intenso para ganhar do tempo perdido. Arrumava uma lesão nova, ou desmotivava pq não conseguia mais o desempenho.
Eventualmente eu fui percebendo que a lógica do curto prazo estava acabando comigo.
Matar um leão todo o dia não é uma forma saudável de viver. Dormi ansioso todo o dia pensando que fiquei um dia sem treinar, ou não treinei bem, ou que não consegui superar o desafio X acabou com a paz.
10 anos atrás, cada um desses vales seria uma semana de inferno. Meu juiz pessoal me acusaria das piores coisas possíveis.
No longo prazo é muito difícil sobreviver a todas as razões que causaram esses vales sem frustrar, sem ficar mal, sem se sentir falhando. Tantas coisas deram errado...
(Esse exemplo é de esportes mas a mesmo conceito se aplica a quem está na "competição" com peso, com forma física, patrimônio, ações, com metas ou sei lá o que. A corrida dos ratos)
Também como já disse em outros posts, a solução para isso é ter perspectivas mais amplas e longas dos efeitos de suas ações. Em como existem diversas formas de se manter buscando um propósito - saúde nesse caso - apesar das dificuldades.
Desde que você persista no caminho você vai ter algum tipo de resultado.
Ultimamente, eu tenho conseguido lidar melhor com isso, me beneficiando dos dias bons e me desenvolvendo em outros campos ou me protegendo melhor de mim nos dias ruins.
Aí da tempo do longo prazo agir, o efeito acumulado das suas ações se consolidam.
Os dados dos gráficos são os mesmos, muda apenas a lente. Semanal (curto prazo) ou mensal (longo prazo).
Os dias ruins passam e o resultado dos dias bons ficam lá. Como você se beneficia das coisas boas que faz e se manter nelas apesar dos vales - as dificuldades - produz resultados muito mais consistentes do que a busca sem fim da superação do dia-a-dia.
Focar no longo prazo, naquilo que de fato importa e em produzir efeitos gerais ao invés de pontuais é uma forma de lidar com as oscilações naturais da vida que causam tanta ansiedade e frustração.
Abraços,
Anxty