Ontem conversava por telefone com a minha mãe, ela mora a mais de 2.000km de mim há quinze anos.
Durante o papo, ela comenta sobre a casa de praia a qual ela alugou por temporada, de dezembro até abril: que gosta muito, praticamente é a única distração dela (está aposentada há dois anos), a sua cachorra (que já está cega) se adaptou muito bem e se diverte, dentre outras coisas bastante positivas. Para tanto, ela pensou em alugar a casa por mais um tempo.
Porém ela sentiu um pouco a dor do imposto de renda este ano, acho que mudou alguma coisa para aposentados, e o valor pago será bem alto, fora os custos altos que ela já tem naturalmente. Assim, o plano que estava em sua mente veio totalmente por água abaixo. Minha mãe não chegou a construir grande patrimônio, apenas tem uma reservinha para emergências.
Tendo isso em vista, como ela tem dois filhos, resolveu então, com uma certa timidez, pedir ajuda para ambos e ela continuar com a casa por mais um tempo. O primeiro a quem ela pediu foi eu. Depois de explicada a situação, fiz umas contas rápidas e disse que pagaria praticamente a metade do aluguel. Foi perceptível a sua mudança de voz, de tanta alegria e emoção quando comentei com ela do valor. Se a minha irmã ajudar com o mesmo montante, nossa mãe pagará apenas um valor bem simbólico, pois ela não aceitava que os dois filhos pagassem tudo.
Com isso, ela, além de curtir a sua praia, ainda conseguirá guardar um pouco mais de dinheiro para fazer o que quiser e buscará, assim como todos nós, ser feliz. Porém acredito que quem mais saiu feliz dessa situação toda fui eu. Se eu cheguei aonde cheguei, foi quase que 100% graças à dedicação da minha mãe. Acredito que não haveria dinheiro no mundo que eu pudesse juntar para pagar tudo o que ela fez por mim e pela minha irmã.
O interessante disso tudo é que só consigo ajudá-la neste nível porque tenho uma certa tranquilidade financeira, não só por ter um salário razoável, mas, principalmente, pelo Patrimônio que já acumulei. E é para isso que ele serve, não só para sermos felizes, mas para também ajudarmos outras pessoas a serem, principalmente aqueles que nós amamos e que nos amam, seja esposa(o), filhos, netos, ou pais. E, se eles não estiverem felizes, como poderemos estar?
Espero ter contribuído de alguma maneira nesta área e que todos consigam achar a sua #pas.
Abraço a todos.