Boa noite!
Minha esposa, egressa da indústria farmacêutica, há três anos possui uma empresa de prestação de serviços de consultoria na área regulatória (ANVISA).
A empresa vem indo bem, e desde já há algum tempo (aprox 2 anos) ela tem subcontratado uma amiga ex-colega dela da indústria para fazer alguns trabalhos. Possui um expertise complementar ao dela, performance excelente, além de ser pessoa idônea e gostar de trabalhar. Tem muita afinidade com minha esposa. E pelo fato de ter capacidade e de fato descascar alguns abacaxis grandes, a minha esposa retém um percentual de 30% (depois de descontados os impostos do Simples Nacional) da receita dos contratos para a empresa e o resto repassa à amiga, nos projetos que ela participa.
Elas têm desenvolvido trabalhos muito interessantes juntas, inclusive ambas participando de reuniões com os clientes, treinamentos, apresentações, etc. Trabalhos inclusive que podem ser "replicados" (com alguns ajustes) a outros clientes.
Como ambas estão construindo um "ativo intelectual" juntas, ela pensa em abrir uma nova empresa, através da qual venderiam os projetos futuros. Nessa empresa constariam ambas como sONcias, em percentuais iguais. A empresa atual, em nome da minha esposa, seria mantida para dar continuidade aos projetos em andamento. A vantagem para a minha esposa é que garantiríamos um maior vínculo dela com a empresa, podendo escalar ainda mais, tanto no hands-on como no gerenciamento do trabalho de futuros subcontratados, e também tirar a sobrecarga dela em determinados trabalhos.
Ambas trabalhariam na execução técnica dos trabalhos, porém minha esposa se encarregaria mais do comercial, negociação e elaboração dos contratos. A futura sONcia ficaria exclusivamente na execução técnica, mais por afinidade de perfil.
Aos bastterianos que possuem esse tipo de sociedade (advogados, arquitetos, consultores, etc), pela experiência de vocês, pergunto:
a) o que devo levar em conta nesse modelo de colaboração (sociedade)?
b) como vocês dividem os proventos do trabalho entre os sONcios, nessas sociedades em que sONcios tem paridade de cotas ou quase paritárias? Seria pela dedicação em termos de carga horária? Ou haveria alguma outra forma? Vale ressaltar que existem projetos que ambas poderiam trabalhar juntas, outros totalmente separados, uma ou outra poderá vir a trabalhar em algo a "fundo perdido" (sem aaaagarantia de receita), uma cuidará do comercial e dos contratos.
c) caso tambem tenham alguma sugestão de como construir esse tipo de parceria manda aí!
se vocês puderem expor em linhas gerais o caso concreto de vocês agradeço
Abraço