O trecho acima é do livro Sonho Mais ou Menos Grande e dia desses eu estava lembrando do capítulo em questão.
Lembro de ter o livro quando o Bastter lançou ele. Não lembro bem o ano, mas lembro que eu ainda não tinha certeza dos rumos da minha vida profissional.
Uns anos antes de ler o livro eu comecei a perceber que por ser servidor público em uma atividade bem específica, se desse game over no serviço público eu ia passar fome.
Isso me angustiava pra caramba. Tanto o fato de eu não gostar do meu serviço quanto o medo de não ter nada, não ter valor para a sociedade, caso tudo acabasse.
Foi uma época que eu decidi se continuava estudando pra outro cargo público ou se investia em algo diferente.
Acredito que o fato de ter entrado no site na mesma época em parte influenciou minha decisão de buscar outros ares.
Como já comentei em outros tópicos meus, nada contra quem decide ter uma carreira pública. Cada um sabe da sua vida e onde o sapato mais aperta. No meu caso não fazia mais tanto sentido pois depender 100% de ONREVOGs pra botar comida na mesa não me deixava confortável.
E foi nessa época que decidi aprender a programar. Não estou pregando que a única saída é aprender a programar, mas o fato de eu gostar de computadores e de fuçar as coisas acabou me levando por esse caminho. Isso em meados de 2017, se não me engano.
Antes de tentar essa via, tinha tentado outras coisas sem sucesso. Nenhuma nova empreitada durava mais de 3 meses. Mas eu seguia tentando.
Os anos foram passando e eu fui gostando cada vez mais do que fazia. E por ser uma atividade extremamente solicitada pela sociedade, acabava que eu unia o útil ao agradável.
Com o tempo consegui a moderação aqui no site principalmente por ter tomado aquela decisão um tempo atrás. O pessoal começou a me ver mais por aqui e apareceram propostas para fazer uns freelas.
Peguei meu primeiro freela grande ano passado. Só consegui entregar no começo deste ano o serviço completo. Tinha muitas incertezas ao pegar o serviço mas aos trancos e barrancos consegui entregar algo com o máximo de qualidade que minha experiência permitia entregar.
Durante esse freela consegui minha primeira vaga pra trabalhar como desenvolvedor em uma empresa de tecnologia.
Cliente internacional. Falar inglês direto. Trabalhar sozinho no projeto. Mais incertezas. Mas as coisas foram andando.
Agora, quase um ano desde que peguei meu primeiro freela e quase 6 meses que estou nessa empresa, percebo como fiz certo ao investir em mim um tempo atrás e de quebra achar uma atividade que eu gosto de fazer.
Antes, tinha medo de dar game over no serviço público e eu ter que ir pedir dinheiro no sinal (tá, foi extremista mas é o que cada vez mais ando vendo por aqui pela cidade esses dias).
Agora, no meio de uma pandemia que muitos perdem empregos, recebo proposta de emprego quase toda semana. A decisão agora é entre ficar na empresa que estou ou aceitar novos ares. E longe de eu ser o último biscoito do pacote. Tive sorte de entrar em uma área em que há bastante escassez de gente. Mas isso é um alento gigantesco.
Então o recado aqui era pra levarem a sério esse mantra de invista em você. É o investimento que mais vai render juros pra você no futuro.