Eu só conheço uma única forma realmente comprovada de aprender: exposição repetida.
Quanto mais você se expõe a situação que precisa aprender mais você vai aprender.
O melhor exemplo disso é curso de inglês x intercâmbio. A exposição continua a língua faz qualquer pessoa aprender qualquer língua. A dificuldade em aprender uma nova língua é sobre como se manter exposto ela fora do lugar que ela é falada.
Eu sei que fazer coisas novas é frustranre e difícil, por isso existe tanta picaretagem no mundo, e não é de hoje. Quando eu era criança, vendiam cursos de inglês que você aprendia enquanto dormia. BUCHETTI. A exposição precisa ser ativa, você precisa fazer coisas. Você precisa mexer a boca, para aprender a falar, perguntar para aprender a ouvir.
Não existe aprendizado passivo.
Por isso, use muletas. Toda e qualquer coisa que te ajude a ficar na atividade é bom para o seu desenvolvimento.
Atendendo adolescentes, é impressionante o tanto que eles se dispõe a aprender e fazer para impressionar uma menina que estão interessados. Violão, skate, esportes, ciências eu já vi de tudo.
A namorada passa, a atividade fica.
Muita gente quer copiar o que a pessoa de sucesso em uma atividade faz depois do sucesso, mas não quer fazer o caminho que eles fizeram.
Por exemplo, querem largar a faculdade pq o Gates e o jobs largaram, mas ignoram que ambos já eram ótimos programadores, já sabiam montar e desenhar hardwares.
Se você não tem essas habilidades e a faculdade é uma muleta para você aprender, use-a.
É um erro achar que auto didatas aprendem sozinhos. Eles usam livros, conversam com pessoas, tentam e erram, buscam apoio quando não conseguem fazer algo sozinhos, fazem matérias e cursos de coisas que precisam.
Auto didatas sabem usar as muletas que tem e procurar as que precisam.
Se companhia te ajuda a ficar na academia, vá com companhia.
Se você precisa do Google translator, use o Google translator.
Se você precisa da sua esposa te apoiando em um projeto peça apoio.
Se precisa comprar uma coisa que facilita o exercício, compre.
Tudo que facilita e mantém você na atividade vai te ajudar a aprender o que você precisa fazer para não precisar das muletas.
Até lá, use as muletas.