Pessoal,
Para começar, já peço desculpas antecipadas por qualquer deslize como seção incorreta do post, assunto já discutido antes (utilizei a ferramenta de busca), ou qualquer outro ponto... já estou preparado para as voadoras... kkkk
Vi agora, não lembrava, mas sou assinante da Bastter há 3 anos e nunca escrevi um comentário ou qualquer coisa aqui. Já consumi muito conteúdo do site, aprendi muito neste tempo, evolui, principalmente com meus investimentos.... mas não é este o assunto que me traz aqui.
Recentemente comprei um apartamento para morar. Nos últimos 10 anos morei de aluguel, pois mudei de cidade algumas vezes por razões de trabalho e em nenhuma delas tive interesse de permanecer. Comprei este imóvel que representa boa parte do meu patrimônio e me meu mudei há poucos dias.
Alguns dias após a mudança eu mesmo instalei uma cortina na varanda que havia mandado fazer. Logo depois, com 2 ou 3 dias, recebi uma notificação da administradora informando que eu tinha 15 dias para retirar a cortina, já que o regimento interno permitia apenas a cor branca e a minha era bege e em caso de não comprimento seria multado.
Contextualizando, moro em condomínios há muito tempo e nunca tive problema com notificação, multas ou brigas. Nunca conheci nenhum estatuto ou regimento interno, que soube que são coisas diferentes há poucos dias. E nunca precisei, pois sempre me baseei em dois princípios, bom senso e coletividade, e até agora vinha dando certo. Exemplos, não preciso ler em lugar nenhum que não posso fazer barulho depois da 22h, que devo colocar o meu lixo no local destinado, que não posso andar com o carro a 50km dentro da garagem (aqui tem animal que anda).... Aqui foi a mesma coisa, o meu bom senso disse que eu não deveria colocar uma cortina vermelha na fachada do prédio e a coletividade me fez ir do outro lado da rua e olhar para ver qual era o tom utilizado pela maioria. Realmente a maioria é branco, mas tem tom de bege, algumas cinzas, que chamam mais atenção que a minha. Logo, não tinha como eu imaginar que deveria ser branco.
Bom, depois disto, fui tentar entender a situação e conhecer o regimento interno, minha esposa fotografou uma cópia que achou na portaria onde dizia que a cortina poderia ser branca ou bege, mas logo depois o sindico recolheu e disse que aquele documento estava desatualizada, que era um esboço e não havia sido registrada em cartório (mas estava assinada pelo síndico). Depois o síndico me trouxe uma versão registrada no cartório onde só é permitido branco.
É importante dizer que não se trata apenas de cortinas, que não são baratas, não me importo, se precisar arranco fora e deixo sem nada. O problema é que já percebi que aqui vou me incomodar com tudo e se seu deixar barato pode ser pior. No meu conceito de bem estar, acho que minha casa é apenas um bem para me servir, não tenho prazer nenhum em me meter na vida do condomínio, na vida dos outros, prefiro perder um pouco seja com uma má administração do que trabalhar para quem não merece. O problema é que o tipo de gente que normalmente se envolve com isso são as de pior tipo, uma corja que adora cagar regra para os outros.
Estou em dúvida se vale a penas seguir adiante e comprar briga ou tiro fora a cortina e deixo sem nada mesmo, já que também não tenho mais interesse em colocar dinheiro aqui.
Valeu, pessoal
Abraços