Vou usar comparações com futebol aqui só pra explicar meu argumento, longe de mim querer discutir futebol, é só um exemplo mesmo, moderação favor avisar caso eu tenha passado do ponto, o objetivo é apenas ilustrar, tem resumão ao final.
Eu não sou torcedor fanático, mas gosto de um time aí e todo ano fico naquela especulação pra saber se com a grana que eles tem no início da temporada irão conseguir contratar ótimos jogadores, montar um timaço e vencer alguma coisa, já estou nessa ilusão aí uns bons 7, 8 anos, e por conta disso comecei a notar uma coisa.
O seromano gosta de especular, gosta de querer adivinhar o futuro baseado geralmente em dados criados pela cabeça dele, eu mesmo nesse exemplo bobo todo ano me iludo que meu time vai enfim ser campeão de algo, mas geralmente é só ilusão mesmo, acabo até nem deixando isso me afetar apesar de não deixar de falar sobre isso (então no fim confesso que me afeto um pouco, um ponto a se melhorar).
Isso me fez pensar que a gente reage assim pra muita coisa, inclusive pra renda variável, temos mania de querer dizer o que a gestão DEVE fazer, como se fossemos um ser mais inteligente que os caras que são pagos pra isso e trabalham o dia todo com isso, mistura um pouco de arrowgansa com ilusão de controle, por conta disso temos algumas reações, como:
- Apostar (palavra inadequada pra investimentos) que um ativo de RV vá subir baseado em NOSSO ACHISMO, ou pior, achar que ele vai cair e iremos sair no melhor momento porque "a gestão não fez o que era certo", como se a gente soubesse o que é certo.
- Assim como no futebol, virar torcedor de empresa, por apostar que com a grana em caixa ela irá investir em crescimento (jogadores) e trazer o título pra casa (virar a líder do setor, aumentar vendas, etc), e ficar muito frustrado caso ela não se alinhe as nossas expectativas.
- Ficar revoltado porque o VAR ou o Juiz (CVM, ONREVOG, etc) não deu o gol porque foi impedimento (alguma lei foi baixada que vá afetar a empresa negativamente) e achar que temos o direito de reclamar, como se fosse mudar alguma coisa.
- Reclamar do técnico retranqueiro que não coloca o time pra atacar (falar que a gestão não sabe fazer o próprio trabalho).
- Criticar os dirigentes do time por falarem besteira na internet (se afetar porque alguém da empresa deu determinada declaração ou falou algo indevido, como se isso fosse mudar todo o planejamento da empresa).
Enfim, algumas comparações pra dizer que nossa mente não foi feita pra ver nosso dinheiro subindo e descendo, por isso é importante não olhar cotação e também não querer achar que sabemos mais do que quem é pago pra trabalhar com aquilo todo dia.
Assim como bons times precisam de tempo para o elenco se entrosar, ter um técnico bom pra organizar e mostrar o resultado no longo prazo para conquistar títulos, nós precisamos deixar a empresa trabalhar, "esquecer" que ela existe e focar no longo prazo, observando a tendência que empresas boas TENDEM a continuar boas.
TL, DR: Usei comparação com time de futebol pra mostrar o quanto nossa mente não é preparada pra renda variável, temos ilusão de controle e achamos que conseguimos saber mais do que a própria gestão do que a empresa/fii deve ou não fazer.