Pessoal, este não é um tópico contra o uso da tecnologia, é evidente que está consolidado em nossas vidas.
Mas eu tenho me sentido verdadeiramente dependente de celular, computador etc. É difícil descrever o que sinto, mas é como se eu precisasse ( não por imposição, mas como se fosse uma compulsão ou obrigação sONcial) estar disponível 24h por dia / 7 dias da semana para qualquer um que me mande mensagem, e ainda, estar "atualizado" com o mundo, com as coisas, preciso saber se aconteceu "alguma bomba" etc.
Já não sei mais o que é ficar fora da internet..todos os momentos são divididos com as "telas". Me imagino viajando para um lugar lindo, e ao mesmo tempo consultado a internet com algo totalmente desnecessário. Essa sensação de dependência tem se agravado. lembro que há uns 4 anos eu tinha o costume de desligar o celular na sexta feira depois do expediente, e apenas ligá-lo na segunda. Até instalei uma rede de telefone fixo em casa, e dei o número apenas para meus pais e sogros.
Eu tenho a impressão que estamos viciados, e que grande parte dos sites (redes sONciais, aplicativos de mensagem etc) são modificados para aumentar essa "compulsão". Como se fossem recompensas de serotonina.. clicada, curtida, mensagem verdinha, barrinha azul . Etc.
Nos últimos finais de semana eu fiz algo inédito com meu pai. comprei um jogo de baralhos.ficamos jogando e conversando por horas!! quando a gente se deu conta já era 1h30 da madrugada..meu pai até citou : Nossa , filho! como o tempo passou rápido, eu nem percebi!
eu acho que é pq as telas estavam longe..não foi algo combinado, mas é que aquele momento foi tão bom que o "vício" da internet não surgiu..se o celular estivesse por perto, provavelmente a gente teria noção do passar do tempo, afinal teriamos olhado as horas a cada 10 ou 15 minutos..de forma acidental ao "checar se alguem mandou mensagem no zap".
É um desabafo..mas ao mesmo queria deixar o espaço aberto para quem quiser compartilhar as sensações e impressões sobre o tema.. e ainda, para quem quiser sugerir algum tipo de método de como utilizar os recursos tecnólogicos de forma saudável.
Boa noite