Aparentemente está havendo uma grande confusão em relação a documentos que as corretoras estrangeiras fornecem e sua aplicação para a declaração de IR no Brasil e/ou recolhimento de imposto de renda. Em virtude disso, gostaria de chamar atenção para alguns pontos:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1- Primeiro e mais importante de tudo: A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA É SUA!. Não é de seu contador, não de sua corretora, não é do Bastter System, não é do Buy and Hold, não é minha. Qualquer erro ou problema será de SUA responsabilidade.
2- Corretoras estrangeiras não tem qualquer relação com a receita brasileira. Os documentos por elas fornecidos, em especial esses documentos para IR no Brasil, não tem qualquer valor legal para Receita Brasileira. Diferente do que aparentemente muita gente acha, esses documentos não são entregues para Receita Federal, como as corretoras brasileiras os fazem. Não atoa a maioria das corretoras estrangeiras não entregam nada com esse fim.
Portanto se vc copiar e colar as informações desses documentos e os valores não baterem com as regras definidas pela Receita Federal, você poderá ser punido por mais que mostre esses documentos. Não atoa isso está informado nesses mesmos documentos. O mesmo aplica-se para desculpas como foi meu contador que fez, ou fulano me disse para fazer assim etc.
Inclusive se mudar de corretora, a mesma terá dados apenas do momento do recebimento das ações. Isso faz com que os documentos informados por elas não batam com a realidade, como mostra esse tópico:
Diferença entre informe e Baster System - Assuntos Gerais - Bastter.com3- Você precisa entender as regras para que sua declaração fique correta. Ainda mais pq existem interpretações distintas para alguns assuntos e você que precisa definir como fazer na SUA declaração.
4- Os documentos para receita americana não são aplicáveis a você. Você, como investidor residente fiscal brasileiro, precisa seguir as regras brasileiras para investimentos no exterior.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Portanto, peço que parem com esse tópicos e argumentos que dizem que suas corretoras estrangeiras disseram isso ou entregaram um documento mostrando aquilo para IR. Isso não tem qualquer valor legal. Aqui nós discutimos as regras, que por sinal são públicas, e não o que fulano disse ou não disse ou que a corretora estrangeira entregou.
Dizer que minha corretora estrangeira entregou isso para o IR no Brasil tem o mesmo valor de falar que um amigo disse que era declarar assim. Pode até estar correto mas não serve como desculpa para receita e se tiver errado será um problema unicamente seu, inclusive podendo acarretar em punições.
E muito cuidado em achar que praticidade é igual a #pas
Praticidade não significa necessariamente #PAS - #PAS - Bastter.com