Todos os planos grandes ou de longo prazo podem ser reduzidos em partes ou conquistas menores. É uma tática bastante utilizada e facilmente executável e não acho que seja novidade para a maioria das pessoas.
Faculdades são divididas em semestres.
Treinos de corridas em blocos menores.
Livros em capítulos.
Enfim é bem fácil de entender.
Mas se é fácil, pq temos tanta dificuldade em realizar nossos planos?
Geralmente, uma das coisas que mais atrapalham os planos de longo prazo é pensar apenas nas ações diretamente ligadas a plano ignorando o básico.
O básico é a base da pirâmide que sustenta as nossas ações, que garantem estabilidade apesar dos erros, das falhas, dos fracasso, do desconhecido.
Quando abrimos mão do básico continuamente, toda a nossa capacidade de tomar decisões para o futuro tende a 0 e nos tornamos imediatistas.
Fome, sono, saúde, contato familiar/de amigos, estabilidade de moradia e locomoção geralmente são as necessidades básicas mais comuns.
É o tipo de coisa que não prestamos atenção quando está tudo bem, até ignoramos, mas que a ausência causa efeitos terríveis.
Por isso é sempre uma dor de cabeça quando chuveiro queima, a geladeira quebra, batemos o carro, ou fazemos mudanças de moradia, a nossa saúde e a saúde dos nossos.
Esses eventos, mas não apenas eles, influenciam diretamente a nossa capacidade de tomar decisões, planejar o futuro, capacidade de atenção, capacidade de descansar, humor, ansiedade, vontade, entre outras coisas.
Tudo que fazemos está direta ou indiretamente ligado a ter acesso a essas coisas ou manter elas por perto.
Essa é uma das razões que houve tanta gente perdendo a cabeça quando houve a greve dos caminhoneiros e a falta de gasolina. A maioria das pessoas não tem estrutura ou não consegue reestabelecer uma rotina quando alguns desses fatores ficam comprometidos, levando pessoas a agirem de formas que nunca agiram na vida.
A situação piora ainda mais se vários deles estão comprometidos, formando um círculo vicioso - o termo é extremamente apropriados por ser o mesmo mecanismo que causa vício - e não a toa as pessoas agiam em torno da gasolina como viciados agem em torno das drogas.
Abrir mão continuamente e por longos períodos de tempo das necessidades basicas é causa direta de diversas formas de adormecimento físico e mental.
Sempre em qualquer plano, inclua, respeite e mantenha o básico rodando.
Durma, mantenha sua casa de uma forma que funcione para as suas necessidades, pratique esporte, encontre as pessoas queridas. Viva a parte positiva da vida.
Manter-se perto dessas coisas aumenta muito as chances de qualquer plano dar certo, ou pelo menos evita que você quebre caso seja um plano que de errado.
Antes de começar o longo prazo, construa a base que vai permitir que você chegar lá.
---
Aqui na bastter fala-se muito da importancia da reserva de emergência e de não ter dívidas.
A importância de não investir sem ter zero dívidas e uma reserva de emergência faz muito sentido dentro dessa ideia.
Com dívidas, algo que potencialmente afeta toda a sua estrutura, torna-se muito mais difícil de investir.
Tentar fazer um plano de longo prazo é quase impossível por conta do imediatismo que a condição gera, portanto, é muito possível que você não seja capaz de planejar, executar ou analisar o plano.
É um dos motivos que tantas pessoas aceitam soluções mágicas. É o preço do imediatismo ou desespero causado por essas situações.
Mas não ter dívidas não é o suficiente. Ter uma reserva de emergência é tão importante quanto.
A reserva de emergência garante que você possa viver situações não planejadas ou gastos fora do comum sem ser abatido por essas situações que nos trazem para o curto prazo/imediatismo.
Não ter reserva de emergência é o equivalente a morar num apartamento sem geladeira e despensa, sem poder estocar comida. A grande maioria dos dias você vai ter trabalho pensando em como obter comida, e vai atrapalhar todos os seus planos.
Arrumar o carro, comprar algo novo, ajudar alguém que precisa, resolver problemas, compra de mercado, inflação e tantas outras coisas torna-se problemas imensos. Acaba vendendo investimentos, pegando empréstimos, aceitando condições ruins para resolver o presente imediato.
Com a RE para resolver esse problema, torna-se possível tomar caminhos alternativos para resoluções que não afetem seus planos de longo prazo e assim ser capaz de viver o presente independente das interferências diárias.