Data original: 25/03/2021
Já postei tópico parecido há um tempo atrás (
Medicamentos, suplementos, etc, não são inócuos - Saúde & Esportes - Bastter.com) mas o foco deste é um pouco diferente então resolvi abrir um novo.
A ideia é ser o mais distante possível de um tópico sobre pandemia, porque se fosse da pandemia em si eu publicava no tópico de central de mensagens sobre o coronavírus, então vou tentar omitir nomes de medicamentos, etc.
Obs: Comentários querendo enfiar política no meio serão apagados.Algo bem visível no Brasil é a cultura da medicamentação. No linguajar popular, médico bom é aquele que prescreve remédio. Ir a uma consulta e sair sem uma prescrição é algo inimaginável pra muita gente. E claro que isso não iria mudar da noite pro dia durante uma pandemia.
E muita gente toma medicamento achando que ele só traz benefícios. Que a lista de reações adversas e efeitos colaterais em uma bula estão ali só pra encher linguiça. Há o outro lado também, o pessoal mais paranoico, que lê a bula e acha que vai ter tudo que está ali, mas esses são minoria.
No início da pandemia ninguém sabia de nada direito e começaram a testar um monte de medicamento pra saber se eram eficazes contra a doença. E isso faz parte. Ninguém sabia de nada.
Passado um ano, a ciência já deu diversas respostas e,
até o momento, sabemos que aqueles medicamentos não apresentaram eficácia em melhorar o desfecho da doença.
Ainda assim, muitos prescritores, por diversos motivos, continuaram a prescrever tais medicamentos. O povão, pelos mais diversos motivos, continua achando que deve se prevenir ou tratar usando tais medicamentos. E tudo isso sem a noção que medicamentos podem trazer malefícios.
Algo que aprendi na faculdade, mas que deveria ser um conhecimento comum e difundido entre as pessoas, é o uso racional de medicamentos. Não devemos nos auto medicar, buscar medicamentação por conta própria, e prescritores devem ter responsabilidade no momento da prescrição.
Auto medicação e prescrição irresponsável trazem muitos malefícios que sob a análise de umbigo de cada um são invisíveis mas a explosão de uso irracional de medicamentos que uma pandemia prolongada pode gerar mais cedo ou mais tarde ia trazer isso à tona.
Eu poderia escrever um tratado sobre uso racional de medicamentos mas vou poupar vocês disso pra não me alongar além da conta.Pessoas começaram a usar diariamente medicamentos que a posologia usual é uma dose a cada 15 dias, ou uma dose por semana, etc, como se não houvesse amanhã. Prescritores continuaram insistindo em usar tais medicamentos se valendo do princípio de uso off label (que não está escrito na bula) mas esqueceram que o uso off label deve ter embasamento científico e nesses casos,
pelo menos até o momento, não há.
E com tudo isso começaram a surgir os casos de hepatite medicamentosa e recentemente mortes foram relatadas devido a esse uso irracional.
Fora o pessoal que por estar tomando tais medicamentos acha que está sendo tratado, demora pra procurar atendimento médico e fica ali pelo caminho. E isso não acontece só durante uma pandemia não. Há uma tia minha que tratou a enxaqueca dela com anti-inflamatório a vida inteira, não procurou atendimento médico e desenvolveu uma pan-gastrite porque, novamente, medicamentos não são inócuos e anti-inflamatórios em especial comumente causam problemas gástricos.E isso é o que estamos vendo agora. Também há algo que não iremos "ver" mas que certamente irá acontecer, como o fato de que há pessoas tomando antibióticos que não servem e assim como um vírus pode mutar e gerar variantes mais resistentes, bactérias também sofrem mutações e ficam mais resistentes a antibióticos. "Gastar" antibiótico sem necessidade traz uma única certeza que é a seleção de bactérias resistentes.
Então, se eu não tenho tanta voz pra difundir essa mensagem pra milhões de pessoas, que pelo menos ela se difunda aqui no site: medicamentos não são inócuos. Podem trazer muitos malefícios. E hoje estamos vendo uma pitada disso. Não se auto mediquem. Procurem médicos responsáveis para tratar de vocês e de seus familiares e confiem neles.