Dada uma necessidade pessoal minha, tive uma ideia de um produto inovador, inexistente no segmento que atuo. Consegui, sozinho e depois de MUITA procura, comprar o material necessário para montar um “protótipo” para avaliar se minha ideia era realmente exequível, e deu certo.
Depois de ainda mais procura, achei uma empresa (pequena indústria) de outro segmento, mas que possui TODOS os recursos para fabricar esse produto em vários níveis de qualidade. Fui a essa empresa inicialmente como consumidor, mostrei meu protótipo e solicitei que eles fizessem um modelo semelhante com o mais alto nível de qualidade. Resultado: me enviaram o projeto que ficou EXATAMENTE igual ao que tinha em mente (quase não acreditei). Porém, essa empresa não reconhece o potencial inovador do produto que acabaram de projetar por que são de outro segmento.
Assim, agora vem meu dilema: Como estabelecer uma parceria justa e benéfica com essa empresa?
Meu objetivo é criar a minha própria marca desse produto. Tenho um sONcio que é programador e irá montar um site especializado na comercialização desse produto, no qual o consumidor possa customizá-lo e comprá-lo online, enviando os pedidos para a empresa parceira. Além disso, eu e meu sONcio cuidaríamos do marketing e divulgação desse produto, além da contínua melhoria do mesmo para atender as novas necessidades do segmento em que atuo. Além disso, possuo várias outras ideias de produtos inovadores como esse que a empresa parceira também pode fabricar.
A relação inicial como consumidor com a potencial empresa parceira foi muito boa. Lidei com a Diretora Comercial, que se mostrou muito competente e dinâmica. Obviamente estou com receio de me roubarem a ideia, mas acredito que esse é um risco que vou ter que correr, além do risco do produto não dar certo.
Nunca empreendi, mas sempre quis e sempre tive várias ideias, mas não tenho nenhum conhecimento em propriedade intelectual e em parcerias empresarias, mas vou ter que aprender na raça por que surpreendentemente consegui o projeto EXATO da minha ideia nas minhas mãos muito mais rápido do que imaginava através dessa empresa, mas depois de muita procura e trabalho próprio.
Inicialmente, a grosso modo, pensei numa relação de 60 a 70% do lucro da venda do produto irem para empresa parceira, já que acredito que a mesma vai fazer o trabalho mais difícil, utilizando-se do seu capital humano e físico, fornecedores, impostos etc; e 30 a 40% irem para mim e meu sONcio por cuidar da parte de divulgação, marketing e melhoria do produto. Posso estar errado, mas acredito que a empresa deva faturar mais do que eu por cuidar da fabricação do produto.
Enfim, obrigado desde já a todos que leram até aqui, e qualquer ajuda, conselho ou voadora será muito bem-vinda!