Olá pessoal!
Nunca investi em stocks além do plano de ações que tenho na empresa que trabalho, a Salesforce (CRM).
O plano de ações basicamente funciona assim: eu seleciono uma porcentagem do meu salário mensal que será acumulada para comprar a stock a cada 6 meses no melhor valor do período e com desconto de 15%.Venho tendo um bom retorno nos últimos 2 anos com isso, mas o montante cresceu a ponto de eu querer diminuir minha posição nessa ação para diversificar alocando em outras empresas sólidas como Microsoft, Apple, etc.
Quero manter a porcentagem de compra alta para aproveitar o benefício do desconto dos 15% e melhor compra a cada 6 meses, mas penso em ir vendendo aos poucos para alocar e diversificar em outras stocks.
A minha maior dúvida é como fazer isso e quais implicações de rolo que isso poderia ter no IR depois.
Basicamente se eu vender minha ações lá (corretora ou site chamado E-Trade) e transferir para uma corretora dentre as recomendadas no FAQ, depois eu posso considerar ainda como dinheiro proveniente do Brasil, já que a fonte inicial foi meu salário?
Quais cuidados eu devo ter nesse plano todo de seguir comprando o plano de ações e migrando aos poucos pra outras stocks?
Ao vender as ações na E-Trade vi que já apareceram no valor de dólar na conta. Ao transferir pra outra corretora para comprar stocks, tem algum problema disso?
Ou eu deveria retirar a grana lá do E-Trade , mandar pro Brasil e só depois mandar daqui para uma das corretoras que vocês indicam?
Espero que tenha ficado claro!
Eu até procurei no FAQ algo sobre migrar de plano de ação para corretora pra comprar stock, mas não achei nada.
Um abraço!