Das diversas frases que sempre foi falado aqui no fórum, sempre me identifiquei com a maioria, porem esta do titulo sempre fiquei com pé atrás, sempre procurei tentar entender por além das frases e ensinamentos ditos aqui, porem essa, apesar de eu entender em partes, ou seja, entendia sem entender, não me entrava. Como dinheiro pode ser lixo? se com ele eu consigo comprar comida, sair pra me divertir com a minha família, ter algum conforto por causa dele e se alguém da minha família ficar doente sem contar centavos daria todo o meu dinheiro para essa pessoa ficar saudavel novamente, sempre tentei economizar em algumas coisas (esse pensamento vem mudando em relação ao resto) mais em questão de saúde nunca fui de economizar afinal se trata do bem mais precioso que temos.
Dito isto, queria contar pra vocês uma coisa que aconteceu comigo nesse feriadão, Eu tenho uma cachorra Boxer de 11 anos, temos ela desde que eu minha esposa namorávamos ainda, e estamos lutando junto do veterinário faz quase 1 ano contra um linfoma que ela tem, decidimos dar a ela o máximo de qualidade de vida que poderíamos dar e tambem tem uma cardiopatia ainda leve; com alguns percausos pelo caminho, vinhamos conseguindo controlar, até chegou a entrar em remissão uma vez, porem voltou com mais força e se conseguirmos controlar já será uma vitória. Bem no sabado passado com o pensamento de que se caminhar para nos humanos é bom, é saudavel e faz bem, pq não levar ela alem das saidas para as necessidades, começar com uma caminhada leve? Acredito que deva ajudar em algo. Com esse pensamento foi eu minha esposa e a nossa cachorra para uma caminhada, bem de leve como se tivesse passeando mesmo, quando vimos que ela começou a cansar decidimos voltar, sendo que no meio do caminho ela se estressou com outro cachorro e partir dai o que era um cansaço começou a virar dificuldade para respirar, paramos no meio do caminho para ela tentar se recuperar porem 30 min depois não melhorava, decidimos levar para a clinica para internar. Chegando e após uma confusão na pesagem dela de uma diferença de 10kg para mais, pq a atendente tinha pesado errado, ela foi colocada no oxigenio e com bolsas termicas geladas pq a temperatura estava alta. Ela foi melhorando aos poucos, me senti bastante culpado por ter tido a ideia de caminhar com ela, apesar da intenção ter sido boa, eu devia ter visto que era obvio que não era boa ideia pra quem estava fazendo tratamento com quimioterapia, na verdade ainda me sinto bastante culpado por isso.
Tendo em vista que ela ia ter que ficar internada, acionamos o Veterinario dela, porem recebemos a noticia que o pai dele tinha acabado de morrer de covid e que a sogra estava internada em estado grave, claro que ele não teria cabeça pra nada, não podiamos culpar ele, tentamos acionar o veterinario cardiologista, pois o pessoal do internamento estava desconfiando de problema de coração e queria dar um remedio, que se realmente nao fosse problema de coração poderia ocasionar problemas serios, porem não obtivemos resposta desse vet tambem, mesmo informando que pagaríamos o que fossemos necessario para ir la fazer uma analise, claro que tambem não poderiamos julgar afinal poderia ter acontecido algo para ele não responder, esse vet só conseguiu comparecer quase no final do internamento e realmente não era o coração por mais a clinica insistisse nisso. Porem naquele momento nos encontrávamos em uma situação que tínhamos dinheiro, era feriado, e os vet que acompanham nossa cachorra a tempos não conseguiam ajudar e que na clinica onde ela estava já haviam errado o peso dela (imagina o estrago disso na medicação) erraram diversas outras coisas que se não fosse nós que estivéssemos atentos teria dado bastante errado, porem era a única clinica que possuia oxigenio e uma estrutura bacana, nesse momento só consegui pensar, que realmente "dinheiro era lixo", pois poxa eu tinha dinheiro, mas não conseguia um atendimento emergencial, e me senti mais culpado ainda, passou pela minha cabeça, e se fosse minha mae ou alguem mais da minha família em uma situação similar, tendo dinheiro mas não tendo ninguém para ajudar, nesse momento acho que finalmente entendi o real significado da frase....
Tentando resumi muito o que se sucedeu, ela passou 5 dias internada e até tentamos tirar ela antes, porem toda vez que ela saia do cubículo a respiração descompensava, e o oncologista no dia seguinte ao que o pai dele veio a falecer foi lá olhar e analisar e acompanhar durante todos os dias da internação dela, sinceramente não sei como ele teve cabeça, eu apesar de estar me segurando já estava bastante cansado de tudo e fiquei imaginando a situação dele que tinha perdido o pai. Eu contando parece que foi tudo muito rapido, mas estávamos tão preocupados, agoniados, cansados e sem conseguir dormir direito, que pareceu uma eternidade. Cheguei a pensar em estoicismo de focar no que podemos controlar e não se deixar abater pelo que não podemos, pensei poxa leio tanto isso e de vez em quando leio algo a sobre o assunto, e achava que tinha internalizado esse tipo coisa, mas vou contar uma coisa pra voces:
É DIFICIL... É MUITO DIFICIL
colocar em pratica o que voce sabe na teoria e principalmente naqueles momentos mais difíceis, poxa como é difícil...não tenho como explicar a sensação so consigo dizer NÃO QUE NÃO É FACIL, nesses 5 dias chorei como fazia tempo que não o fazia, principalmente ao ouvir vet´s da clinica falando "essa cachorra não tem mais jeito", e já tinham desistido dela e ainda bem que os vet´s que acompanham ela a quase 1 ano não desistiram dela e "brigaram" com o pessoal da clinica para ir la fazer exames (que eles não fizeram ou estavam com medo de fazer) e após 5 dias bastante sofridos, estamos com nossa idosa de 11 anos de volta em casa em estado mais estável e um pouco mais controlado. Foi um susto um feriado (que não tive pois estava trabalhando também, meu trabalho se classifica como serviço essencial) bastante conturbado, corrido e cansado, no final estou feliz, pois nada mais grave aconteceu, conseguimos evitar que remedios errados fossem dados e tambem estou compadecido tambem com situação do vet, e que ficamos sabendo que alguns dias depois a sogra dele tambem veio a falecer, situação horrível a dele.
Sei que vai ter gente que vai pensar que se trata de uma besteria por ser um pet e que não vai ligar, porem para mim é parte da minha familia esta comigo e com minha esposa antes mesmo de nos casarmos, e assim como se fosse com qualquer outra pessoa que estivesse idosa e doente da minha familia, eu não mediria esforços para ajuda-la, assim também o faria como nosso pet, não é só pq agora que esta idoso e com dificuldades que se abandona ou não se cuida. Infelizmente no passado fiz uma enquete em um grupo de Telegram perguntando que se o seu pet estivesse doente e o tratamento fosse caro e não tivesse aagarantia de nada, mais houvesse uma chance, voce faria o tratamento ou preferia fazer eutanásia, infelizmente a maioria massiva das respostas foi que preferia eutanásia, isso é extremamente triste, e por causa dessa minha experiência com essa enquete e por saber que tem pessoas assim que estou escrevendo esse ultimo paragrafo, vou aproveitar que lembrei dessa enquete e vou fazer ela aqui também na comunidade, talvez as respostas mudem conforme o local que ela é feita.