Muita coisa aconteceu pra muita gente e comigo não foi diferente. Dois mil e vinte foi o ano que em que nossas vidas deram uma guinada. Felizmente eu tive sorte dessa guinada ter sido, em sua maior parte, para melhor.
Dentre as coisas boas que me aconteceram foi ter conhecido esse site. O conteúdo disponível aqui foi essencial pra ficar um pouco menos burro no que diz respeito a finanças pessoais. Mas a melhor parte é que, se você prestar bastante atenção na mensagem, o que se aprende aqui pode ser aplicado a todos as áreas da sua vida, não só nas finanças.
Segue abaixo algumas coisas, sem ordem específica, que aprendi e que me foram úteis nos últimos tempos. Algumas aprendidas diretamente através do Bastter.com, outras não.
- Comprar 1 ou 2 ativos por mês não faz diferença, logo fique com a primeira opção: metade das chance de fazer cagada e metade da encheção de saco na hora de preencher o IR.
- Investir em ações, stocks ou FIIs não é uma corrida de cavalos. Ficar fascinado ou torcendo pra ativos mostra que você só está pensando no seu "prêmio" com as vendas lá na frente, e isso vai provavelmente te levar à ruína (ou à loucura).
- Jamais tome decisões importantes enquanto estiver emocionado.
- Ninguém entende perfeitamente o comportamento do mercado de ações, muito menos quem jura que entende.
- A segurança de um cargo pública é ilusória e pode ser pior que segurança nenhuma, porque ela faz você se acomodar e não se preparar pra uma eventual desgraça; e...
- ... quando você sabe que não está preparado para desgraças, quaisquer que sejam, você acaba se agarrando naquele cargo porque sua vida depende disso. Isso faz de você um escravo que engole todo e qualquer tipo de sapo.
- Não existe dinheiro no mundo que compense ir contra seus princípios.
- Não existe uma estratégia única que sirva pra todo e qualquer um indivíduo. Mas...
- ... Se existisse, seria algo próximo de "Não almeje lucrar, mas controlar os riscos colocando seus ovos no maior número de cestas BOAS possível."
- Mesmo fazendo tudo certinho, a chance de tomar ferro na vida ainda é grande. Se você se meter em rolo então...
- Você não é obrigado a aguentar a loucura dos outros.
- Deixe de se importar tanto com o que desconhecidos na internet pensam de você.
- Se você se sente incomodado porque seu perfil em um fórum tomou voadoras, pare e reflita o que isso quer dizer. Você provavelmente tem alguma insegurança mal resolvida aí.
- Por falar em voadoras: tudo é informação, inclusive voadoras, críticas, e tudo que você achar que te incomoda. Ao invés de ser reativo retrucando, pergunte-se se aquela informação é útil ou não e como você pode melhorar com ela.
- Ninguém pode prever o futuro.
- Se alguém tem uma informação privilegiada e está contando pra você, ela não é privilegiada e, mais provavelmente, nunca foi.
- Mesmo experts num assunto podem errar, então imagina você.
Mas claro, sempre posso estar enganado e só vou descobrir isso com o tempo. O tempo é o maior professor.
É isso. Obrigado a toda a comunidade por manter esse lugar foda e keep the voadoras coming! :)