Pq sempre que alguém próximo morre me pego pensando que poderia ter feito mais por aquela pessoa?
Recentemente morreu um tio da minha mulher, que todo Domingo almoçava com a gente. Ele era um homem simples, sofria de alcoolismo e não se cuidava direito, mas tinha bom coração e pelo fato dele viver sozinha a gente era a família mais próxima dele. Ao receber a noticia do falecimento dele, que parece ter sido enfarte, me peguei lembrando de um filme que vi com ele, porem por algum motivo ele não terminou de ver o filme. Depois disso ele sempre me perguntava como que foi o final do filme, mas eu nunca sabia explicar direito.
Na normalidade do dia a dia nem passa na nossa cabeça que eu poderia pegar o notebook e por o filme na TV para ele terminar de ver o final. Atitudes simples que passam despercebidas.
Isso me fez lembrar do meu pai que perdi a menos de 2 anos, situação mais difícil da minha vida. Lembro da ultima vez que falei com ele no quarto do hospital, o quadro dele era estável e ninguém esperava pelo pior. Pelo motivo dele estar internado por mais de 3 meses, eu havia pego o compromisso de gerenciar a contas de casa, que já eram uma bagunça na mão dele, e que ficaram pior pelo motivo de seu afastamento e da minha mãe que ficava de acompanhante dele todos os dias.
Em seu ultimo dia ele me pediu para comprar uma televisão para o quarto dele, ele já tinha uma TV, mas queria trocar por uma maior e melhor. Eu recusei pelo motivo de que ele não podia torrar a pouca reserva que foi juntada, pensei nas anestesias que a gente precisava sempre pagar a vista, pois o plano dele apenas reembolsava depois sem liberar antes.
Depois desse dia ele foi para a mesa de cirurgia, que a principio seria algo simples, somente uma troca de catete, porem os médicos não conseguiram mais faze-lo voltar da anestesia depois da cirurgia.
Mesmo que ele fosse nunca ver a TV, a recusa pesa até hoje.