Tudo bem pessoal?
Estou em um momento de decisão que gostaria de compartilhar c vcs, pois estou meio receoso das escolhas, principalmente por saber que patrimônio não se gira, se acumula.
Uns 3 anos atrás vendemos um AP p ir morar em um maior (somos 4 - eu, esposa e 2 filhos -6 anos, na época o BB chegou). Compramos um, gastando quase todo o nosso caixa na época. O ap é muito bom, mas com condomínio alto (1500-1900 com tx extra). Nosso custo de vida é alto (uma babá, uma funcionária, cond alto e escola alta. Hj sobra pouco p investir, mas sobra). Minha esposa trabalha na área da saúde, então a babá é essencial, pois eu tbm trabalho de escala.
Acontece que recebemos uma proposta no AP. A oferta é maior, mas tem o valor do corretor. É uma proposta justa (reformamos e o ap tem excelente localizacao).
Em outro momento, provavelmente n faríamos nada...mas com a pandemia, nasceu a vontade de morar em casa, construindo do zero, do nosso jeito. Com 2 filhos em um ap, por maior e confortável q seja , continua sendo um ap. Minhas filhas sentem falta de espaço, de quintal, de área verde. Eu tbm.
N construiria nada agora, caso aceitasse. Iria colocar o valor inicialmente na poupança/selic pois temos em renda variável. Talvez, mais p frente, 20% em um pré-fixado ou aumentar a variável, mas sem alterar muito o valor do ap, pq é dinheiro de "morar" - de um imóvel p gente.
A ideia inicial era comprar um terreno em condomínio fechado e ir construindo, morando de aluguel (na cidade próxima que iríamos, a escola iria cair nela metade e o cond em 1/3, com custo de vida menor - atualmente moro em um lugar onde tudo é mais caro). Sem pressa.
Esses dias minha sogra sugeriu que fossemos para a casa deles no interior, que vai vagar em breve pois eles tbm estão construindo uma casa nova, em um cond novo. A casa deles tá no nome de minha esposa e lá sim, teríamos um curso de vida muito baixo, mantendo a renda, morando em uma casa excelente tbm, com grandes possibilidades de aumentar os aportes e investir em qualidade de vida e qualificação profissional...mas com o preço de morar no interior e reduzir o padrão de educação das minhas filhas (e eu e minha esposa teriamos que viajar 280 km a cada 15 dias p vir trabalhar na capital (e ficar 24h la).
Como muitas opções surgiram, peço conselhos p ver o q eu n estou vendo e avaliar direito antes de tomar qualquer decisão.
Se n vendermos nda, nosso custo de vida vai aumentar muito (só de escola, ano que vem, quase 6k), morando em um ap e n entregando alguns valores que gostaria p meus filhos (estamos bem no meio de um grande centro).
Se vendermos, temos essas duas opções acima, que se convergem no início (aluguel) e se distanciam no final.
Obrigado a todos.