Sabendo da importância de uma fonte de renda secundária, ha algum tempo venho pensando em hipóteses pra obter uma sem prejudicar a fonte primária e que não requeira ensino formal para exercer.
Não sou nem nunca fui programador ou profissional de tech, mas ao longo da minha carreira aprendi a escrever algumas linhas, só algumas mesmo, (em VBA, T-SQL e HTML) pois facilitam uma enormidade a obtenção e tratamento de alguns dados do ERP das empresas que já me empregaram.
Fazer esses pequenos algoritmos foi algo prazeroso pra mim, pensei então em estudar SQL a sério a fim de poder prestar serviços para outras empresas concomitante com meu emprego atual.
Porque SQL? porque é a que também mais seria útil em meu emprego atual.
A minha dúvida é, por ser um trabalho que requer acesso a dados sensíveis da empresa (banco de dados) existe demanda para profissionais temporários e freelancers como existe pra quem trabalha com Python, Java, VBA etc. ou as empresas normalmente querem que esse profissional seja "fichado".
Pesquisando essa duvida na internet não consegui chegar a um pensamento conclusivo.