9 Mudança em quadro societário e investimento pelo atual minoritário comentada em 21/04/2021 09:14 Imposto de Renda CATJ3 em 20/04/21 19:36 comentada em 21/04/2021 09:14 Pessoal, eu sou sONcio do meu pai em uma Ltda. há 17 anos. Tínhamos 50% cada. Eu sempre fiz todo o trabalho e recebi pró-labore, mas dividíamos o lucro metade/metade. Sempre fiquei feliz em poder ajudá-lo e tudo sempre foi declarado corretamente.Esse ano, porém, ele expressou a vontade de me passar totalmente o controle, encaminhamos os documentos e já está tudo certo. No novo contrato sONcial ele está como sONcio simbólico, com apenas 1% de participação contra 99% minha.Antes dessa troca no quadro societário, porém, ele fez questão de fazer uma relevante aquisição de material para a empresa, que pesará em relação ao orçamento anual. Neste caso ele tirou dinheiro da PF dele porque era mais do que tínhamos em caixa no momento.Eu queria saber como posso fazer essa declaração de investimento da PF para a PJ, levando em consideração que essa PF agora tem participação pequena, se essa declaração pode ser feita como doação normalmente pelo ITCMD ou se alguma outra regra pode se aplicar. Muito obrigado.