14 Parto Particular na declaração do IR comentada em 23/04/2021 18:32 Imposto de Renda Niesy em 22/04/21 19:14 comentada em 23/04/2021 18:32 Estou grávida e quero estar preparada para o IR quando meu bebê nascer.A minha médica cobra 12 mil para fazer o parto. Destes 7 mil serão reembolsados pelo plano. 1 - Peço a nota fiscal no valor de 12mil? Ou somente dos 5 mil não cobertos pelo plano? No meu primeiro filho a secretária da médica me deu a nota somente para o que seria equivalente a esses 5 mil na época e não tinha informações para argumentar, apesar de me parecer errado. 2 - Também gostaria de saber como fazer a declaração no sistema. Seria em "pagamentos efetuados" opção "10-Médicos no brasil"? Ou teria outra forma? Procurei por tutorial na internet mas não encontrei. 3 - Vi essa info na internet "As despesas hospitalares de um dos cônjuges não podem ser deduzidas pelo outro quando a declaração não é feita em conjunto, mas como o parto se trata de uma despesa necessária ao parto de um filho comum, os valores podem ser deduzidos por qualquer um dos companheiros." No caso valeria muito mais a pena declarar no IR do meu marido (fazemos separados, não sou dependente dele). O lançamento seria da mesma forma da pergunta 2? Colocaria como um gasto do titular (meu marido) ou do dependente (meu bebê que vai nascer)?Desde já agradeço muito toda ajuda!