Boas, pessoal. Tenho uma cachorra que está prestes a completar 15 anos de parceria, mas com sérios problemas de saúde. O quadro clínico era excelente até o ano passado. Porém, no semestre passado foi submetida a exames e acabaram descobrindo vários problemas: rins, adrenais, fígado, lama biliar.
Ela também começou a apresentar problemas cognitivos algumas vezes. Fica andando pela casa ou fica parada de frente para a parede. Perdeu apetite e emagreceu muito ao longo desses meses
Por conta de uma desidratação e da falta de apetite, ficou numa clínica por 3 dias. Voltou pra casa e os problemas cognitivos se agravaram. Não quis se alimentar ou beber água e tive que interná-la novamente.
Agora ela está na clínica totalmente apática, não responde quando a visito, não se levanta, e está sendo alimentanda por sonda.
O veterinário me deu as seguintes opções:
- retirar a vesícula biliar, cirurgia altamente arriscada e com poucas chances de sobrevivência, e que vai resolver apenas um dos problemas.
- fazer cirurgia para colocação de sonda esofágica para que eu possa alimentá-la em casa, o que não vai resolver nenhum dos problemas de saúde.
- eutanásia.
Estamos pensando na sonda e gostaria da opinião de quem já passou por situações semelhantes.