Algo que eu acho muito doido na área de TI, desde que comecei a trabalhar formalmente nela, é o assédio de recrutadores das empresas para obterem mão de obra em quem trabalha para outra empresa. Toda semana respondo algumas propostas de trabalho, inclusive de fora, de países europeus, e já me convidaram pra entrevista mesmo eu dizendo que não tinha interesse rs
Muitas vezes o pessoal faz uso desse artifício de sair pulando de empresas pra ter ganhos salariais mais elevados.
Um amigo meu recentemente saiu de uma empresa pra ir para outra com um aumento de seus 60% e ainda pegou uma empresa gringa que não cobra horário, um esquema meio freelancer, pagando 2k dólar e hoje recebe seus 20k brutos (e logo em seguida outra empresa gringa o abordou oferecendo 3,5k dólar também sem cobrar horário pra uma vaga nível júnior

). Em cerca de dois-três anos pulou de um salário de 2,5k para esses 20k e passou por umas 4 empresas.
Acredito que o pessoal mais sênior acaba ficando mais quieto porque pelo menos nacionalmente não deve haver muita diferença salarial saindo para outra empresa mas pode haver diferença indo trabalhar remoto para uma empresa gringa recebendo em dólar ou euro.
No meu caso, recentemente fui abordado por uma empresa que terceiriza a contratação para outros clientes e sabendo que o cliente é uma start up que acho o case interessante e que anda crescendo bastante fiz o processo seletivo pedindo um salário bem alto achando que não ia dar em nada e no fim das contas querem me contratar com o salário alto que pedi.
Uns falam em bolha, outros falam que não é bolha, mas a real é que o mercado anda muito doido e essas loucuras acontecem com certa frequência.
Então, a ideia deste post é meio que gerar uma discussão com a galera da área sobre isso.
O que vocês acham dessa estratégia de sair pulando entre empresas pra aumentar os ganhos e até evoluir na carreira?
O que vocês costumam fazer quando são abordados por recrutadores?
É bolha ou não é bolha? (contém ironia

)