Ando passando por umas mudanças no âmbito profissional e ontem, pensativo quanto a isso, lembrei de uma das coisas que mais me incomodava quando entrei no site e que não tinha nada a ver com investimento.
O que mais me incomodava era a história de "criar" que o Bastter tanto comentava. De criar, de investir em você, de procurar outras fontes de renda e de diminuir o risco de ficar sem renda.
Quando isso começou a me incomodar eu já vinha passando por alguns anos de uma quase estagnação financeira. Meus rendimentos não subiam tanto mas eu conseguia viver confortável com eles.
No entanto esse conforto foi diminuindo cada vez mais (olha a inflação aí). Parei de investir. Virei zé continha. Usava aplicativos de controle financeiro. Anotava cada bala juquinha nele e no fim das contas isso tudo só servia para me deixar mais estressado porque não sobrava mais dinheiro, eu anotando gasto com bala juquinha ou não. Quando conseguia guardar algo vinha algum gasto inesperado como uma revisão mais pesada no carro e levava tudo embora.
Até que eu acabei achando uma nova atividade que poderia me render mais ganhos e que eu gostava de fazer. Que poderia ser uma segunda fonte de renda e que no futuro virar a fonte de renda principal.
O gráfico abaixo (que lembra nosso conhecido gráfico de juros compostos) é uma soma meio grosseira dos meus ganhos durante os últimos anos. A seta vermelha foi quando eu comecei a investir de uma forma mais incisiva o meu tempo livre para conseguir transformar essa nova atividade em fonte de renda.

Dá pra notar que dois anos depois já há um aumento mais significativo nos rendimentos, e uma "explosão" no ano seguinte.
Então, o recado que quero passar é pra quem anda nessa jornada, anda meio apertado financeiramente, anda querendo criar uma fonte de renda nova ou qualquer coisa nesse aspecto, para não desistir e continuar seguindo em frente. O retorno pode vir rápido, pode demorar, mas o importante é não desistir e continuar em frente.