Sou microempreendedor individual (MEI), portanto, optante pelo regime Simples Nacional, e comecei a fazer trabalhos não-assalariados (freelas) para clientes no exterior. No caso, os clientes são empresas dos EUA, mas é possível que num futuro bem próximo eles venham a ser também pessoas físicas, inclusive de diversos outros países, que tenham ou não acordo de reciprocidade com o Brasil.
Sendo assim, gostaria de saber se:
1) Na hora da declaração do IR, devo declarar esses valores da mesma forma que uma pessoa física (via carnê-leão, pagando as mesmas alíquotas de imposto)? Senão, como proceder e quais os tributos incidentes?
2) Até o momento, tenho recebido pagamentos através do Paypal, em que, mesmo o cliente enviando o montante em dólar, eu o recebo já convertido para real automaticamente, utilizando o valor de conversão do próprio Paypal. Portanto, ainda assim eu teria que utilizar aquele valor de conversão do Banco Central? Pois na prática, eu o recebi em reais.
3) Finalmente, como declarar "troco de pão" (pagamentos esporádicos de 20, 30 ou 50 dólares, no máximo no mês) recebido em sites como o Payoneer, em que meu dinheiro fica parado lá na conta em dólar? Bastaria apenas eu os declarar na declaração anual, da mesma forma que eu declaro um saldo em conta-corrente num banco/corretora americana?
Não consegui encontrar uma postagem específica sobre minhas dúvidas, mas caso elas já tenham sido respondidas em outro tópico, ficarei grato se puderem mandar o link. Abraço!