Montei minha primeira RIG de mineração de criptomoedas. São 4 placas de vídeo GTX 1660 Super. Uma delas eu já tinha no PC, e comprei mais 3 para montar a RIG. Em breve pretendo comprar mais 2 placas para completar a RIG Frame.
Valor total investido (incluindo profissional para furar parede e móveis para passar cabo de rede, um roteador novo, cabos diversos, etc): R$ 16.000. No fim das contas, poderia ter sido um pouco menos. Identifiquei algumas gastos desnecessários.
Custo previsto total: a RIG consome 420W na 'tomada', o que equivale a um custo de R$ 260 de energia elétrica por mês.
Previsão de retorno: o pagamento dos mineradores é via moeda minerada. Se eu minero Ethereum, recebo em Ethereum. O valor da remuneração da mineração varia conforme o volume de negociações. O valor do Ethereum também varia diariamente, e sua cotação em REAL também. A estimativa é receber o
equivalente entre R$ 1100 e R$ 2000 por mês.
Montar um RIG foi uma baita terapia, foi divertido. É um baita hobby, no fim das contas. É um assunto bem complexo, cheio de variáveis, de opções, de cálculos.
Só queria dividir com vocês a minha satisfação! Valeu pessoal!
Seguem algumas fotos da minha "MiniRIG":