Caros,
Vou tentar resumir e evitar detalhes desnecessários. Se alguém achar que é necessário pra entender pergunte a vontade. Quem não quiser ler veja só o negrito abaixo.
Após 7 meses tentando engravidar, a ginecologista da minha esposa me pediu um espermograma. O resultado pareceu um pouco ruim (números abaixo). Levei a um urologista de confiança da família que pareceu ruim e pediu que eu repetisse em "um bom laboratório".
Repeti e o exame veio terrível. Urologista olhou, disse que era terrível, que com aqueles números nem com métodos artificiais poderíamos pensar em concepção e me recomendou um especialista.
Levei para o especialista junto com outros exames de rotina que havia feito. Ele achou os números ruins, disse que alguns hormônios que viu nos outros exames já indicavam que sairia um resultado ruim de esperma. De toda forma, ele não foi tão terrorista, inclusive insistiu que o resultado ruim poderia ser por conta de uma febre que tive e recomendou:
suplementação (vitamina C, Zinco - estes dois eu já tomava, ele só aumentou um pouco-, Vitamina E, acido fólico, COQ10 e L-cartinina). Estou tomando e quando completar 1 mês vou repetir o espermograma e outros exames de hormônio.
(embora pelo que tenha pesquisado o processo de produção de esperma leva 3 meses e só após este período diferenças significativas devem surgir).
MINHA PERGUNTA PARA A COMUNIDADE: alguém tem experiência com um espermograma ruim? Como lidaram? Acreditam em suplementação para melhora?Toda ajuda e comentário são bem-vindos.
Meus números:
Volume - 1o 3ml / 2o 5ml
Número por ml - 1o 15 milhões / 2o 1 milhão
Motilidade progressiva - 1o 21% - 2o 17%
Morfologia - 1o 4% / 2o 1%
Hormônios:
Prolactina e FSH um pouco acima dos valores de referência.
LH normal
Testosterona alto mas dentro do valor de referência.
Abraços