Boa noite senhores, estou me sentindo mais burro que o normal pois não estou conseguindo interpretar a parte do FAQ geral do imposto de renda sobre dependentes
1) Pergunta:
Como deve proceder o dependente que apresenta Declaração de Ajuste Anual pela primeira vez?
2) Resposta:
Os bens e direitos de dependente que passa a apresentar declaração em separado não devem ser incluídos na Declaração de Bens e Direitos do responsável
, que informará tal fato no campo “Discriminação”, não sendo informados nos campos “Situação em 31/12/2019 (R

” e ”Situação em 31/12/2020 (R

”.
Na Declaração de Bens e Direitos do dependente, os bens e direitos devem ser informados, nos campos “Situação em 31/12/2019 (R

” e “Situação em 31/12/2020 (R

”, com base nos valores constantes na última declaração de ajuste do responsável.
eu estava como dependente no irpf2020 e agora vou fazer a minha declaração separado.
o procedimento a se fazer é: Eu
excluo o que está na declaração do meu responsável em meu nome? e coloco exatamente na minha a situação 2019 como estava na do meu responsável.
eu não estou entendendo a seguinte parte:
que informará tal fato no campo “Discriminação"eu o dependente vou informar no meu campo discriminação de cada ativo meu que eles vieram da declaração do meu antigo responsável?
ou o meu responsável vai informar na declaração dele que os bens e direitos que estavam marcado como meus foram para minha primeira declaração sem ser dependente ? aonde ele vai informar isso?