Sempre ouvi falar que quanto maior a promessa de retorno maior é o risco. Acontece que isso sempre ficou muito abstrato pra mim. Nunca entendi muito bem o porquê.
Conversando com um economista esses dias finalmente entendi. Achei interesse e gostaria de compartilhar com vocês.
1) Quanto maior a promessa de retorno, maior é a pressa da empresa/banco em levantar dinheiro e, consequentemente, maior é a necessidade de dinheiro.
Bancos que estão tranquilos financeiramente não têm razão para prometerem juros altos. Por outro lado, bancos que estão precisando de dinheiro rápido devem atrair o maior número de pessoas dispostas a investir.
Portanto, esta é primeira razão lógica por trás do risco: quem promete retorno alto já está com as finanças desequilibradas, já está ruim das pernas.
2) A segunda razão está relacionada à própria promessa: quanto maior a promessa de retorno, mais difícil de cumprir ela é.
Se um banco/empresa promete devolver 25% sobre o investimento, naturalmente terá mais dificuldade em cumprir com a promessa se comparado com aquela que prometeu 10%.
A promessa de maiores retornos é mais difícil de cumprir do que a promessa de menores retornos.
E sejamos sinceros, calote é calote. Vai dar dor de cabeça da mesma forma.
***é por isso que devemos fugir de CDB de banquinhos***
***por isso devemos fugir de promessas mirabolantes ou fora da média***
E isso vale para empresas honestas também! Mesmo a empresa sendo honesta, se ela está oferecer retorno alto, significa que ela está precisando de dinheiro e terá mais dificuldade em cumprir com a promessa.
Como exemplo, podemos pegar os grandes fundos que investem comprando títulos dos ONREVOGs. Existe um limite para a taxa de juros que eles aceitam receber. Isso porque eles sabem que se a taxa de juros estiver muito alta, a chance de levar calote é grande.
Pela lógica, se um País oferece maiores juros, ele deveria receber mais capital estrangeiro. Entretanto, se um país oferecer juros a 1000% ao mês nenhum fundo de investimento vai colocar seu dinheiro lá. Afinal, eles sabem que o calote é certo.
É isso. Eu gostei dessas informações e espero que vocês também gostem.
Ps: Não me venham falar em Fundo aagarantidor, o post não é sobre isso. Além disso, você nem deveria estar contando com esse negócio.