Ouvi há pouco o bode da capivara e me ajudou a avançar em algumas reflexões que vou compartilhar com vocês aqui e descobrir se é muita viagem ou sardinhice da minha cabeça.
Tem uma parte do bode que o Bastter fala que fundamento também varia. É óbvio mas sensacional. Isso cabe no que tenho pensado: a sardinhice da cotação não seria uma sardinhice de jogatina com algo que varia?
Estou há pouco tempo no site mas já tenho alguns anos de "mercado" e fiz todas as sardinhices possíveis... quando vem um trimestral bom, ativa aquele mesmo mini-orgasmo dopamínico de quando tu vê a cotação piscando verdinha subindo. Já quando vem um trimestral ruim é aquela deprê da frustração. Já entendi que ficar olhando trimestral é uma forma de trade disfarçada, que incentiva o giro etc etc... Mas por que com resultado anual seria diferente?
Entendo que a análise anual de empresas que somos sONcios faz sentido quando se pensa em vender, naquele esquema que já li aqui nos livros e vi em vídeos mais antigos. Entendo também que a caminhada entre olhar todos os dias, olhar todos os trimestres e depois olhar a cada ano ajuda a reduzir a ansiedade e a sardinhice, é um processo. Mas venho pensando que o nível seguinte disso seria não olhar mais anual de empresas que já sou sONcio. Especialmente com a consolidação das ideias de nunca vender, de se afastar do mercado e de que olhar cotação (ou o que fique variando?) é vício.
Se isso fizer sentido, então quando olhar a página das empresas? Só vejo porque em uma ocasião:
- Quando estiver estudando uma nova empresa para começar a aportar.
É muita viagem ou realmente um resultado anual é igual a 4 trimestrais somados e acompanhar isso é só uma forma gourmet de "olhar cotação"?