Todas as aulas:
Listas > Curso Quebra-cabeça da Blockchain - Estou aqui pela tecnologia Olá Avatar,
Na aula passada conhecemos a estrutura do nosso bloco, hoje vamos ligar 2 blocos e criar nossa primeira blockchain. O primeiro bloco da nossa blockchain, por ser o primeiro, é chamado de bloco "gênesis" é o que dá início a tudo.
Para lembrar, nosso bloco tem 2 informações, uma frase e um hash do bloco anterior. Agora vamos adicionar uma terceira informação, o hash do próprio bloco.
Antes disso, vamos escolher uma frase para ficar registrado para sempre na nossa blockchain. que tal: “Trabalhar, poupar, praticar esportes, cuidar da família, cuidar da saúde, ajudar quem precisa”. No segundo campo, hash do bloco anterior, por ser o primeiro bloco e não existir bloco anterior, nós vamos preencher com zeros. Por fim, no novo campo “Hash do próprio bloco” vamos calcular utilizando a ferramenta da aula passada (
SHA256 Online ), dessa forma…
Ver mais Lembre-se que qualquer alteração no texto, inclusive a linha em branco, vai mudar o hash gerado. Com isso, nosso bloco Genesis ficou assim:
Ver mais Vamos ao bloco 2, para esse bloco, que tal a frase: “Pare de reclamar e seja grato, sua vida vai melhorar”. E no campo Hash anterior? Alguma ideia de que informação colocar ? que tal o hash do bloco anterior ? rsrsrs No nosso caso, o hash do bloco 1, certo? Para o campo hash do bloco, vamos calcular novamente utilizando a ferramenta. Portanto, agora temos:
Ver mais Note que os campos Hash do bloco 1 e Hash anterior do bloco 2 são iguais, é isso que cria a nossa ligação entre os blocos. Se houver qualquer alteração na frase do bloco 1, o hash do bloco vai mudar, e por consequência, não será mais igual ao Hash anterior presente no bloco 2, com isso será possível identificar que algo mudou no bloco 1 e que a corrente agora está quebrada.
Por hoje é isso, já podemos dizer que temos uma blockchain, bem simples, mas já podemos chamar de blockchain. É claro que há diversos problemas com essa primeira versão, aos poucos vou mostrando as fragilidades dessa versão simples e vamos melhorando ela a cada aula.
Na próxima aula vamos fazer alguns exercícios práticos para fixar o entendimento dessa ligação entre os blocos e como ele ajuda a perceber tentativas de alteração nos blocos.
E aí? deu para entender essa aula? Estou com a impressão de ter acelerado muito a explicação ? Comente aí no tópico por favor.