Eu gostaria de abrir este tópico para compartilhar algumas experiências no processo preparatório de expatriação. Nós já temos um excelente FAQ sobre viagens:
#PAS > FAQ > Viagens Internacionais - PrecauçõesO objetivo desse post é ajudar a deixar a casa “arrumada” para aqueles que estão de mala e cuia para outro país e alguns pontos de cuidado e atenção mesmo depois da mudança.
Passaporte e VistoFique atento à validade do seu passaporte e do seu visto. A validade de um passaporte nunca é prorrogada. E com relação ao visto, já vi muita gente ir embora às pressas para o Brasil ou porque esqueceu completamente de renovar o visto no prazo determinado, ou utilizou um formulário de imigração vencido ou o pior, teve que deixar o emprego porque aplicou para a renovação do visto de última hora e a carta de extensão não chegou a tempo. O ideal é sempre ir juntando as informações e aplicar para a renovação do visto assim que possível (no geral com 90 dias de antecedência).
No exterior, saiba que é possível emitir um novo passaporte de forma totalmente remota:
SCI - Sistema Consular Integrado
Fazer um check-up médicoEm vários países o custo com saúde é bem alto (not to mention, the USA). Por isso, mesmo que tenha contratado um bom seguro saúde, faça um check-up completo antes de deixar o país. Passe em consultas de rotina com seus médicos de confiança e peça por exames específicos e laboratoriais para saber se está tudo bem. Faça uma avaliação odontológica e, se usar óculos, vá ao oftalmologista. Para as mulheres, também é sempre indicado fazer uma visita ao ginecologista e, se faz uso de anticoncepcional, pedir a receita (sim, em vários países só compra o AC com receita).
Carteira de Vacinação e Certificado Internacional de VacinaçãoColoque sua carteira de vacinação em dia e certifique-se com antecedência sobre a obrigatoriedade de imunizações específicas para o embarque, como da febre amarela, por exemplo.
Peça pelo Certificado Internacional de Vacinação junto a ANVISA assim que tiver tomado a vacina exigida pelo país. Exemplo de vacinação básica exigida nos EUA:
Polio
Triple Diphtheria/Tetanus/Pertussis - DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche)
Measles, Mumps, Rubella (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
B.C.G
Tetanus Toxoid (Tétano Tifóide)
Hepatitis B
Meningitis B and C
Yellow Fever
Influenza
Existem situações de “imunidade natural” em que você não se vacinou, mas pegou a doença (p.ex. Catapora) e por isso o médico escreve “histórico” no seu cartão. Dependendo do seu visto/processo imigratório, é muito provável que a imigração não irá aceitar e você terá que arcar com um novo exame de sangue para comprovar que você tem imunidade (IgG) para essa doença. Se os níveis de IgG estiverem baixos, você terá que tomar a vacina de reforço e apresentá-la como comprovante. Resumo, tenha todos os comprovantes ou já faça os exames no Brasil (pois será mais barato) e tenha o seu cartão de vacina completo e que não gere questionamentos futuros.
Remédios de uso contínuo e pequena farmáciaCaso faça uso de medicamentos de uso contínuo, inclusive anticoncepcionais, é fundamental solicitar ao médico responsável receitas traduzidas, assinadas e carimbadas. Lembrando que essas receitas servem somente para justificar a quantidade de medicação controlada que estiver saindo do país com você. Medicamentos usuais como analgésicos, antitérmicos, antialérgicos ou anti-inflamatórios, por exemplo, podem ser levados com você na bagagem despachada. Vale preparar um estoque com todos os remédios que costuma tomar por aqui.
Caso faça uso, não se esqueça dos beauty products/medicamentos dermatológicos, tais como Ácido Azelaico, Ácido Benzóico, Retinol, etc, pois às vezes vale a pena levar alguns extra já que lá fora alguns deles é bem mais caro ou você só compra com receita recente.
Seguro Viagem/SaúdeTenha clareza de tudo o que o seguro oferece, inclusive tratamento dentário e traslado de corpo.
DocumentosTenha uma cópia digital de todos os seus documentos armazenados na nuvem.
Certidões de Nascimento/CasamentoDependendo do seu processo imigratório, antes de sair do Brasil tire uma segunda via da Certidão de Nascimento (com menos de 6 meses da data prevista para o casamento) para registrar* no Consulado/no Brasil o seu casamento ocorrido no exterior. *É obrigatório registrar o casamento ainda mais se você alterar seu nome e precisar emitir um novo Passaporte.
Título de Eleitor A transferência do Título de Eleitor para o consulado mais próximo da sua residência pode se tornar uma realidade, por isso esteja em dia com suas obrigações eleitorais para que esse processo ocorra da forma mais rápida e fácil.
Baixe o app e-Título. Ele é uma mão na roda e facilita demais fazer a justificativa no dia da eleição.
Carteira de Habilitação e Permissão Internacional de Viagem (PID)Como citado em posts anteriores é muito simples tirar uma PID. A vantagem da PID é que dependendo do país (ou estado nos EUA), ela pode dobrar o tempo que é permitido dirigir no país sem ter a carteira de habilitação local. Por exemplo, em Connecticut o prazo normal é de 6 meses, mas com a PID o prazo é de um ano (tem estados nos EUA que o prazo é de apenas 3 meses). Desse modo você tem mais tempo para estudar e tirar sua habilitação local com calma.
ProcuraçãoMesmo para quem não vai deixar nada para trás, é conveniente deixar com um familiar ou pessoa de sua confiança uma procuração, concedendo a ela plenos poderes tratar de questões judiciais ou representá-lo diante de órgãos arrecadadores ou fiscalizadores na sua ausência.
Aproveite para deixar uma procuração para movimentação bancária específica para o seu banco, descrevendo todas as permissões que esse representante terá sobre a sua conta. Lembre-se de comunicar à instituição sobre a movimentação da mesma a partir do exterior — pode ser preciso um pedido de ativação.
Diplomas e históricos escolares com cópias certificadas e tradução juramentada;
Certificados originais com os resultados de exames de proficiência (TOEFL, IELTS, DELF, etc);
Carta de aceitação do colégio ou universidade
Situação Bancária/Receita FederalJá existem tópicos sobre isso, mas esteja ciente da Comunicação de Saída Definitiva do País (CSDP) e da Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP) e de todas as consequências práticas de não ser mais residente fiscal no Brasil.
Tudo depende do seu perfil, e caso afirmativo, faça uma pesquisa no Registrato para confirmar todas as contas bancárias em aberto e encerre aquelas que foram abertas sem seu conhecimento ou aquelas que não são mais de seu interesse. Tudo isso é mais fácil de ser resolvido enquanto você ainda está no Brasil.
LinkedIn/Sites EquivalentesTenha seu Résumé/Currículo/Cartas de Apresentação e Recomendação traduzidos para a língua local e use as notificações de vagas no LinkedIn para ser alertado sobre as oportunidades de acordo com o seu perfil e objetivos profissionais. As oportunidades só irão aparecer se você estiver preparado.
Alerte seus antigos chefes/representantes do RH/Universidade que eles podem ser contactados para confirmação/verificação de credenciais após uma entrevista de emprego. Por isso, peça a autorização prévia para incluí-los como pontos de contato/referência no seu currículo.
Operadora de Celular
Por mais raiva que você tenha da Tim/Vivo/etc, não se desfaça AINDA do seu número. Lembre-se que a maioria dos bancos exige a verificação em duas etapas e você pode ter a maior dor de cabeça ao tentar acessar sua conta no exterior.
Se tiver um plano pós-pago de celular e quiser manter o número, faça a migração para a modalidade pré-paga.
Outra possibilidade é manter sua linha de telefone fixo e móvel, mas solicitar o redirecionamento das chamadas para um número internacional de Skype. Sendo assim, não importa a distância, as ligações sempre chegarão até você.
Arrume a mala com calmaLembre-se de levar adaptador universal de tomada caso esteja levando eletrônicos.
Aproveite para cortar o cabelo ou fazer todos os tratamentos estéticos/depilação pois pode levar um tempo até você encontrar um bom salão no exterior.
Consulte o FAQ sobre viagens, pois ele também irá auxiliar nesse processo.