Caros e caras, uma questão que me ocorreu.
Sou uma pessoa urbana que nunca morou no campo e que gosta da vida nas cidades. Então não entendam minha questão como uma regressão à vida rural.
Vocês acham que faz sentido pensarmos na produção dos próprios alimentos como uma forma de buscar vida saudável e também contribuir para a tranquilidade financeira?
Explico. Nesses tempos de pandemia e home office eu comecei a cuidar mais de plantas em casa. Daí que já posso contar com alguns temperos. Isso sem estrutura, são pequenos vasos na minha mesa de trabalho mesmo. Tenho também um pé de orapronobis que às vezes me fornece folhas pra refogar. Eu queria ampliar isso, embora tenha pouco tempo extra fora do trabalho.
Fiquei lembrando de como antigamente isso era mais comum. Muito da cultura da periferia de São Paulo nos anos 60, 70 e ainda em 80 (minha infância), era uma continuidade da cultura rural dos migrantes. Por isso as pessoas criavam animais ou faziam pequenas plantações para consumo próprio. No meu quintal tinha abacate e chuchu.
Talvez nesse fórum isso seja visto como um misto de mindset da miséria e utopia comuno-familiar. Mas vejo cada vez com mais simpatia essa ideia de cuidar da saúde produzindo um pouco dos próprios alimentos e ainda por cima diminuir as idas ao supermercado. Em suma: #pas.
Alguém tem alguma experiência nesse sentido?