"Não vou me sujar fumando apenas um cigarro"
Eu acho essa frase irônica em Chão de Giz, uma frase espetacular. De alguma forma ela resume bem como o nosso cérebro trabalha: geralmente buscando resultados e recompensas imediatas.
Isso faz pra nossa cabeça, que ter um pingo de sujeira na camisa branca ou estar afundando em um buraco de lama seja o mesmo mecanismo, a mesma coisa. Por isso, as vezes nos colocamos na seguinte situação.
- Continuar se endividando e obtendo empréstimos
- Permanecer indefinidamente sem produzir depois de alguns dias ter procrastinado
- Depois de alguns dias sem correr, seguir indefinidamente sem atividade física, MESES e MESES
- Depois de na dieta ter um dia comido mal, comer COMPULSIVAMENTE e sair totalmente do eixo
- Depois de "alguns quilos" a mais atingir o IMC de 30,00 ou mais
- Se manter indefinidamente em um vício sério como drogas pesadas
- Se manter enganando sua/seu parceiro indefinidamente, com traições pois você "já se sujou"
Se hoje você errou sério. Calma, amanhã é um novo dia. Se foi o primeiro cigarro mais fácil ainda.
Se você está no cigarro 3000º tenha ainda mais calma. Amanhã pode ser o primeiro dia q você fica sem. E ISSO JÁ É MUITO. Pode ser o dia de começar a mudar o comportamento ou o vício.