Boa noite pessoal.
Esse é o meu primeiro tópico aqui na Bastter.com, sou cadastrado há algum tempo, mas não quis virar assinante antes de formar a minha reserva de emergência.
Como eu sou (pequeno) empresário, achei prudente fazer uma reserva bem robusta.
Estou em um momento bastante conturbado da minha carreira, pois minha empresa é uma ltda. com mais sONcios com participação igual. Já temos quase 6 anos de empresa e ela nos remunera relativamente bem, em relação à média de mercado para engenharia civil.
O lado ruim é que o trabalho é bastante demandante, não consigo ter horários de trabalho decentes e a empresa é bastante desorganizada, principalmente após termos que implantar home office na marra. Já tentei diversas vezes implantar processos mais rígidos, mas por não termos uma hierarquia entre os sONcios, acaba que a adesão é "facultativa". Além disso, as responsabilidades são grandes (eu trabalho com projeto estrutural). Isso está tirando totalmente minha #PAS, então estou avaliando a possibilidade de vender minha parte na empresa (ainda não comuniquei isso aos sONcios).
A questão é que nunca trabalhei de outra forma, nunca procurei emprego, nem trabalhei em uma empresa grande.
Tenho bastante receio de como será visto pelo mercado um profissional de 31 anos que vendeu uma empresa própria e está procurando emprego.
Existe também a possibilidade de ser autônomo, abrindo uma PJ, acredito que eu tenha um portfólio interessante, que me facilitaria a captação de novos clientes.. mas a experiência de ser empresário, até agora, não tem sido boa para mim. Não sei se é questão de perfil, ou se é questão de aprendizado, mas eu não me considero um líder.
Resumindo, essas são as duas principais dúvidas no momento:
Como seria visto no mercado alguém que desistiu de ser empresário? Isso pode dificultar uma recolocação?
É possível aprender a ser um bom empresário?
Enfim, gostaria de absorver um pouco da sabedoria que eu sempre vejo nos tópicos sobre #PAS, carreira e vida aqui no site.
Abraços