Bom dia pessoal!
Iniciei mês passado o trabalho com mineração de criptomoedas, daí surgiu a dúvida de como seriam declarados os ganhos desse serviço no IR, dei uma pesquisada sobre esse assunto e encontrei duas formas, mas nenhuma oficial, apenas entendimentos..
As formas que encontrei foram essas: (desculpem se tiver algum erro, ainda to tentando entende-las)
1. Declarando em bens e direitos a aquisição das criptomoedas a custo 0.
No meu caso toda vez q recebo o pagamento já converto para Real e adiciono aos meus aportes mensais (RF, ações, FIIs, etc), então em 31/12/2021 vou ter 0 criptomoedas para declarar em bens e direitos, então não sei como proceder.
2. Declarar no carnê leão como trabalho não assalariado.
Achei essa forma mais coerente, apesar de não ter certeza se é a correta. Então fiz um teste para ver como seria o para cadastrar os rendimentos por lá:
- Ao abrir a pagina ele dá a opção de marcar se a pessoa é trabalhador autônomo e recebe rendimentos do exterior, deixei marcado;
- Depois ele vai para uma página para preencher dados profissionais um deles é a ocupação, há uma lista com diversos profissionais, como não há nada especifico dessa área coloquei "Outros trabalhadores de serviços diversos", não sei se nesse local deve-se colocar a atividade assalariada também, fiquei em dúvida, pois na lista havia opções de servidores públicos também, mas como era para efeito de teste deixei como está;
- Feito isso, ao entrar na opção de adicionar rendimentos, posso adicionar um trabalho não assalariado com recebimento de rendimentos do exterior, nesta mesma parte há uma caixa de texto escrita histórico, não sei se esse seria o local para colocar as informações do recebimento ou quais seriam estas informações.
Enfim, resumindo, ainda estou com dúvida de qual seria a forma correta para declarar esse ganho... Se alguém tiver algum conhecimento sobre o assunto e puder me ajudar agradeceria muito.