Livro Outros
A Liberated Mind: How to Pivot Toward What Matters
Steven C. Hayes
Trata-se de um livro que apresenta, em linhas gerais, conceitos e técnicas da ACT (terapia de aceitação e compromisso, em português).
De um lado, o livro é longo e cheio de relatos de experimentos e outros detalhes técnicos que argumentam em favor da ACT. De fato, parece que o autor está o tempo todo querendo "vender" a terapia como válida, amparada em pesquisas atuais, consistente e precisa, etc. E isso, aliado à densidade de conceitos (ao menos pra mim, que sou leigo), acaba tendo um custo na leitura, que fica mais lenta.
Por outro lado, essas mesmas características tornam o livro muito interessante pra quem é leigo, pois entregam uma visão histórica e uma contextualização dos conceitos apresentados. A linguagem também não é difícil, o autor se preocupou bastante em apresentar as informações de uma forma acessível ao público em geral.
Como disse, eu sou apenas um leigo, então não tenho condições de ponderar a validade do que é apresentado. Mas, tomando as informações pelo seu valor de face, é um livro extremamente interessante, que propõe explicações empiricamente baseadas para muito de como pensamos e agimos e, igualmente, fornece técnicas para identificar e lidar com "problemas" e para mudar comportamentos de uma maneira efetiva.
É o tipo de livro que te convida a parar várias vezes pra refletir sobre o conteúdo e reler. Confesso que ainda não compreendi tudo e pretendo ler mais uma vez, dessa vez fazendo um fichamento. Mas o que já entendi me deixou bastante intrigado, reflexivo e empolgado. É um livro de psicologia, mas seguramente é um dos melhores livros de aperfeiçoamento pessoal que já li.
Infelizmente, acredito que só esteja disponível em inglês.
Ver mais detalhes e avaliar