Tenho uma confissão a fazer.
Nunca farei milhões de dólares em um único investimento.
Nunca vou criar uma start-up que mude o mundo e se torne um unicórnio.
Nunca ficarei rico da noite para o dia.
Simplesmente não está no meu DNA.
Tenho um toque de ciúmes quando vejo coisas assim?

Ou isso?

Claro. Eu não seria humano se não sonhasse com riquezas enormes ou aparentemente fáceis.
Mas estou bem com o fato de que as riquezas fáceis não estão em jogo para mim. Em vez disso escolhi (sejamos honestos — aceitei) o caminho mais lento para construir riqueza.
Há algumas desvantagens nesse caminho.
Não posso me gabar nas redes sONciais sobre quanto dinheiro eu fiz em em um empreendimento ou em uma ação que decolou.
Não fico rico da noite para o dia.
Não posso ser um guru
(charlatão) que prega os passos fáceis a se seguir para se tornar rico.
Não crio uma empresa que muda o mundo.
Não posso escrever um post no Medium sobre como a meditação transcendental mudou minha vida quando me tornei bilionário.
E não vou saber como é lidar com uma quantidade de dinheiro que muda minha vida.
Pode ser difícil manter seu plano de investimentos quando você vê outras pessoas ganhando uma bolada durante um mercado em alta.
Mas existem algumas vantagens em se sentir confortável consigo mesmo como investidor.
Nunca vou encontrar uma empresa que me faça fabulosamente rico, mas também nunca trabalhei 80 horas semanais em um trabalho estressante que faz com que outras áreas da minha vida sofram.
Na verdade, poderia contar em uma mão o número de vezes que cheguei em casa do escritório depois das 17h:30 em toda a minha carreira.
Então, embora nunca vou entender como é ser o fundador de uma start-up inovadora de tecnologia, sempre vou saber como é jantar com meus filhos todas as noites da semana ou ter meus fins de semana livres do estresse do meu trabalho.
E embora eu nunca saiba o que é receber opções de ações que mudem minha vida, ter flexibilidade suficiente para regularmente malhar, ler, assistir TV e trabalhar apenas nos projetos que eu realmente me importo é um prêmio decente de consolação.
Não me leve a mal, é ótimo termos pessoas como Elon Musk ou Steve Jobs que ultrapassaram os limites da inovação tecnológica em nosso nome.
Só não sou uma pessoa com esse tipo de personalidade.
Nunca vou colocar todas minhas economias em um único investimento que poderia ir à lua, mas ser um investidor diversificado significa que eu nunca vou colocar minha família na posição de ser completamente dizimado por uma única posição.
Ganhos muito altos em um único investimento provavelmente não estão no meu futuro, mas também não está o estresse que vem de investir minhas economias em uma única posição.
Simplesmente não tenho emocional para tomar posições extremas quando se trata de investir. Às vezes eu gostaria. Mas é importante me lembrar de que para cada investidor da Tesla que chegou a altos ganhos, há milhares de outros que nunca acertaram.
E não estou necessariamente dizendo que as pessoas que buscam esse tipo de estratégia estão erradas. Admiro as que têm o emocional para fazer um investimento que consome todo o resto do seu portfólio.
Enquanto as pessoas entrarem nesse tipo de estratégia com os olhos bem abertos aos riscos potenciais, quem sou eu para julgar?
A vida e o risco são ambos cheios de trocas.
Conheço clientes com dezenas de milhares de dólares que têm a capacidade de correr muito risco, mas não o desejo, então eles jogam com segurança.
Conheço outros clientes com dezenas de milhares de dólares que têm a capacidade de correr muitos riscos e o fazem com certas partes de seu portfólio porque eles podem.
Muito do sucesso para qualquer investimento ou estratégia de construção de riqueza se resume à sua personalidade.
Construir riqueza lentamente ao longo do tempo combina melhor com minha personalidade do que as alternativas.
E a melhor parte sobre construir riqueza lentamente é que funciona.
Pelo menos para
mim.
Tenho economizado e investido por mais de uma década e meia. Embora tenha sido difícil ver progresso no início, economizo mais dinheiro à medida que me aproximo do grande 4-0 do que jamais pensei ser possível quando comecei minha jornada financeira.
Se eu tivesse feito algumas apostas extremas com a minha carreira ou portfólio, poderia ter muito mais dinheiro, mas essas apostas também poderiam ter me deixado em uma posição muito pior.
Quais "
e se" são inúteis quando se trata de suas finanças?
E o aspecto mais importante da minha estratégia de construção de riqueza não é que funciona, mas que funciona para
mim.
Pode não funcionar para outros.
Algumas pessoas não conseguem parar de correr enormes riscos. Outros preferem concentrar seus investimentos ou uma invenção tecnológica ou alocar capital a risco ou investir em empresas privadas ou imóveis ou iniciar seu próprio negócio ou algo totalmente diferente.
E OK com isso.
Há muitas maneiras diferentes de construir riqueza.
O importante a lembrar é que sempre há trocas na vida e nos investimentos e que você não precisa seguir o caminho de outra pessoa só porque parece fácil.
----
Fiz a tradução desse artigo há um tempo e esqueci de postar aqui.
Original:
It’s OK To Build Wealth Slowly (awealthofcommonsense.com)