Um das principais lições do budismo é a prática do desapego como caminho para evolução e iluminação. O livro que mais gosto da bastter.com é Sonho Mais ou Menos Grande, cujo título já embuti a noção de desapego em si - ou seja é necessário sonhar, mas o sonho na medida certa, que nem leve a megalomania e nem a apatia.
A noção de desapego pode ser vista em várias frases do @Bastter, como "dinheiro é lixo" (despaego material), "é tudo Lego" (desapego intelectual), "a porta só abre por dentro" (desapego interpessoal), etc e tem três outras noções de desapego que penso que podem ser úteis de necessitar, pra quem busca a paz e a felicidade:
1) DESAPEGO DO PASSADO
Não se apegar a experiências ruins que inevitavelmente acontecem na vida e transformá-las em traumas - e.g. uma experiência amorosa que não deu certo e nos faz não querer mais nos envolver sentimentalmente ou a decepção que não nos faz mais confiar mais no próximo. A gente acha que está se defendendo de sofrer uma nova decepção, mas a um custo altíssimo: que é abrir mão de várias outras experiências espetaculares e enriquecedoras.
2) DESAPEGO DO PRESENTE
Não se comparar com ninguém em nenhum aspecto. Nunca seremos melhor em tudo e temos que aceitar que somos um mix de qualidades e defeitos, de sucessos e fracassos. A geração mídia sONcial está sempre se comparando e, em geral, com padrões que não são nem realistas. Talvez a única comparação saudável seja àquela com nós mesmos e a nossa caminhada de evolução e de busca da paz e felicidade.
3) DESAPEGO DO futuro
Não se apaixonar pelas expectativas que criamos e que imaginamos como nossa única felicidade possível. É uma coisa doida, mas muita gente se frustra por coisas que nunca teve e que nunca fez falta. Gestão de expectativas e um certo otimismo de que os desvios não planejados podem abrir imensas possibilidades.
Pela primeira vez na humanidade, há mais pessoas morrendo por suicídio do que por crimes violentos ou guerra. Isso é um dado que mostra o quão grave pode ser o apego ao passado, presente e futuro pra esses que decidem acabar com a própria vida. Eu estou com uma visita em casa esse fim de semana, mas estou tentando começar a maratonar os chats do @Paulo e gostaria de sugerir, se possível, e caso ainda não tenha sido tratado em algum vídeo anterior (já peço desculpas pelo meu desconhecimento caso isso já tenha disso), que o tema Desapego fosse aprofundado nos seus chats.
Bom domingo, pessoal!