Sou médico e gostaria de ter um consultório particular. Do consultório, sai a saúde verdadeira.
Percebo que a burrice reina no Brasil. É muito comum o paciente (ou cliente em qualquer área) dizer: “Ah… Ainda bem que você atende meu plano.” (Ou cobra mais barato). Como se a pessoa fosse atendida em consultório via plano de saúde fosse uma coisa boa. Existe uma busca desenfreada de procura do serviço mais barato como se fosse aaaagarantia que o serviço saísse da mesma forma. Por exemplo, você pode ser formado em Marte, na Inglaterra, na China e em Harvard, mas se atende 30-40 pacientes numa manhã fingindo que recebe bem por plano, não vai oferecer um bom serviço. Isso é meio óbvio.
Consultório sai do “Core Business” dos planos de saúde que concentram sua qualidade na rede hospitalar “intervencionista”. Geração verdadeira de saúde vem dos cuidados de longo prazo no controle de comorbidades como hipertensão, diabetes, dislipidemia, obesidade, apneia do sono, educação alimentar, controle ou sessação do uso de drogas, vacinas, controle da carga viral de hepatite C ou HIV, educação física, redução da propensão a acidentes, prevenção de demências.
Tem que saber quais remédios se toma todos os dias. Nisso aqui, reside a mágica do consultório médico.
Saúde não vem exatamente de cirurgias ou grandes intervenções => essas coisas servem quando o estrago já está bem estabelecido. Apesar do gado só soltar o dinheiro do bolso quando a coisa já está grave ou urgente (ou seja, não tem muito jeito)…. Saúde verdadeira vem mesmo de um consultório bem feito.
Só em conseguir salvar minha própria saúde, já me sinto bem satisfeito. Mas as vezes eu gostaria de mostrar essas maravilhas aos outros, receber dinheiro por isso e transformar isso em profissão. Nem precisaria ficar rico.
Acho que receber dinheiro de consultas via plano de saúde desvalorizado demais. Nunca se oferece um bom serviço ou não existe #pas pelo excesso de pressão para atender um número cada vez maior de pacientes, por valores menores, em serviço de cada vez pior qualidade.
Como proceder? Como ter um consultório particular?
A pergunta é:
Como fazemos para vender a qualidade que sabemos que temos?