Eu cheguei no site depois de 6 meses da primeira compra de ação na bolsa. A carteira inicial: petro e taurus (certeza que iria subir com a eleição do atual presidente hehehe). Comecei aqui seguindo as orientações para iniciantes: ler o roteiro do iniciante, livros, FAQ, vídeos, etc… Muita coisa pra estudar, mas aos poucos se chega lá. A leitura estava indo bem, mas os conceitos ainda precisavam ser maturados para serem postos em prática. Ainda foram feitas algumas sardinhagens de comprar empresas pq achava legal, pq a casa de análise recomendava e por ai vai… mas procurando ser um pouco menos burro a cada dia, se esforçando, fui começando a ter mais responsabilidade pelo meu dinheiro e acho que fui me tornando um pouco menos sardinha: comecei a usar o bastter system, montei uma carteira bem ruim, mas melhor do que antes, passei a me despreocupar com cotação e aprender que não tenho controle sobre o futuro. Comecei até a lançar os treinos no BS também.
Tudo caminhava bem, mas uma coisa começou a me incomodar toda vez que eu lia depoimentos e orientações a respeito de dívidas, pois tinha um financiamento do FIES da minha esposa que ainda teria um longo caminho se fôssemos pagar todas as parcelas. Nós tínhamos o recurso para quitá-lo, mas é aquela velha história: ia ter que vender todos os investimentos, que teriam maior maquina de triturar sardinhas do que quitar, pois a taxa do financiamento era bem mais baixa do que a possível maquina de triturar sardinhas dos investimentos etc etc…. e ainda ia pegar uma pequena porção da reserva de emergência que tínhamos. Então fui deixando isso de lado, mas todo mês, quando vinha a parcela para pagar, eu me incomodava e ficava pensando nisso. Realmente não é fácil lidar com essas coisas, pois você não sabe como é quando quita a dívida, não sabe como será o futuro…. ficava naquela indecisão e só vinha no pensamento: “quem tem dívidas nem gente é” hehehehe. Cheguei a fazer uma ou duas perguntas no site, recebi algumas orientações e voadoras.
Até que criei coragem e um pouco mais de consciência e, semana retrasada, vendi todos os investimentos (que dificuldade!), peguei uma parte da reserva e transferi para minha esposa, para que ela fosse no banco quitar. Ela ficou meio relutante porque “era um dinheiro que poderíamos usar pra outra coisa”, que a “taxa de juros era muito baixa”, etc. Eu insisti e ainda bem que ela aceitou. Ela foi ao banco e, após alguns impasses (o gerente do banco ainda disse que se fosse ele, ele não quitaria, pois a taxa do financiamento era muito baixa e o dinheiro poderia render mais em algum investimento hehehe), conseguiu quitar a dívida!
Não foi nem um pouco fácil chegar aonde chegamos, mas conseguimos! Tão difícil que mesmo depois de quitar a dívida, ainda fiquei remoendo um pouco. Mas o que importa agora é que pra mim é uma vitória! Ouvir minha esposa falando da responsabilidade que ela tirou (e eu tb) das costas por pagar essa dívida não tem preço. O valor pago não chega nem perto da #PAS que se tem quando não há dívidas.
Uma etapa vencida, agora é procurar me organizar mais financeiramente e poupar mais, para poder repor a RE e voltar a investir, batalhando para não fazer mais dívidas.
Aos amigos que estão no processo de quitar dívidas, quero dizer que vale a pena mesmo. Acreditem, se esforçem e tenham coragem, porque a #PAS não tem preço!
Ao Bastter, a todos os moderadores e aos amigos que trazem boas orientações, minha sincera gratidão pelo excelente trabalho feito aqui, raro de se encontrar nesse mundo onde vemos muitas pessoas querendo se aproveitar das outras.